Fotógrafos da região registram ao vivo onça comendo novilha no Pantanal

Adriano Kirihara e José Roberto Pireni, junto ao guia Fabiano, ficaram de tocaia por seis horas para conseguir fotografar banquete do felino

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/11/2022
Horário 16:03
Foto: Adriano Kirihara
Registro do banquete da onça-pintada foi feito nesta quarta-feira, no Pantanal
Registro do banquete da onça-pintada foi feito nesta quarta-feira, no Pantanal

Durante uma expedição ao Pantanal sul-mato-grossense, fotógrafos da região de Presidente Prudente realizaram um registro impressionante de uma onça-pintada se alimentando de uma novilha nas imediações de uma pousada rural. As imagens foram capturadas nesta quarta-feira pelas lentes de Adriano Kirihara, que é de Presidente Prudente, e José Roberto Pireni, de Teodoro Sampaio.

A O Imparcial, Adriano conta que precisou ir à região do bioma brasileiro para realizar alguns trabalhos de documentação da fauna e flora locais e convidou Pireni para acompanhá-lo na viagem. Na oportunidade, os dois se encontraram com Luiz Fabiano Aragão Vargas, um colega de Adriano que costuma ser seu guia durante suas estadias no Pantanal.

Na ocasião do flagrante, o trio percebeu que o gado estava muito agitado, o que levantou as suspeitas de Fabiano a respeito da presença de um animal silvestre pelas imediações. “Vimos dois urubus voando por ali e desconfiamos que algo estava errado. Então, seguimos para perto da mata e encontramos uma novilha já abatida”, relembra Adriano.

O fotógrafo relata que, embora a novilha estivesse sozinha naquele momento, isso não significava que ela havia sido abandonada por sua predadora. “Pela experiência que o Fabiano tem nesse assunto, entendemos que a onça provavelmente ficou cansada depois de atacar o animal e foi descansar. Sabíamos que, mais tarde, ela voltaria para comer essa presa, porque foi para isso que a abateu”, expõe.

A partir disso, os fotógrafos ficaram entocados para não perder o momento em que a onça retornaria para reaver seu alimento. Foram praticamente seis horas de tocaia até o felino surgir e ser registrado pelas lentes. “Foi uma sorte fotografar essa cena ao vivo, pois há poucos registros feitos dessa forma. Existem pessoas que conseguem documentar com câmeras trap [equipamentos com sensor de movimento que fotografam automaticamente], mas nós estávamos lá no exato momento, a praticamente 10 metros do animal”, observa.

Soma de esforços

Adriano comemora o feito e diz que nada seria possível sem o suporte do guia Fabiano. Segundo ele, fotógrafos da natureza sabem a importância de estarem juntos de pessoas que conhecem a região para conseguirem resultados como este. 

O profissional prudentino também agradece a recepção na Pousada Aguapé, onde as fotos foram realizadas. Ele explica que, apesar da presença de animais silvestres, os proprietários mantêm criação de gado e buscam estabelecer um equilíbrio entre o rebanho doméstico e as espécies silvestres.

“Eles estão cientes de que terão uma perda anual devido aos ataques e, inclusive, incentivam a proteção dos animais silvestres, pois entendem que a natureza é assim e que eles estão dentro da natureza. Quando começa a haver ataques frequentes em um determinado local, transferem o gado para outra invernada. Esse manejo correto faz com que a onça busque outros alimentos”, pontua Adriano.

Foto: Adriano Kirihara - Retorno da onça foi aguardado pelos fotógrafos

Foto: Adriano Kirihara - Trio ficou aguardando a volta da onça para fazer registro ao vivo

Foto: Adriano Kirihara - Onça-pintada se alimentou de novilha

Fotos: Adriano Kirihara - Cliques foram feitos nesta quarta, no Pantanal sul-mato-grossense

Publicidade

Veja também