Grêmio Prudente alça voo rumo ao mata-mata

Dérbi regional vencido pelos donos da casa descarta o Osvaldo Cruz da briga pelo acesso à série A3; time prudentino tem outra “decisão” na quarta e Azulão joga para cumprir tabela

Esportes - CAIO GERVAZONI

Data 20/09/2021
Horário 21:42
Foto: AI do Grêmio Prudente 
No dérbi decisivo de ontem, Grêmio Prudente venceu o Osvaldo Cruz por 1 a 0 no Prudentão
No dérbi decisivo de ontem, Grêmio Prudente venceu o Osvaldo Cruz por 1 a 0 no Prudentão

Era alta a expectativa para o dérbi regional entre Grêmio Prudente e Osvaldo Cruz no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, ontem. Quem saiu sorridente e ainda mais motivado para a sequência da competição foi o Grêmio, que, apesar do placar magro de 1 a 0, não deu chances ao rival e eliminou o Azulão do Campeonato Paulista da Segunda Divisão. Mesmo sem estar à beira do campo nos últimos jogos, o treinador Marcelo Henrique Dias foi demitido do comando técnico do Osvaldo Cruz após esta última derrota.
Com duas vitórias em sequência - Santacruzense na quarta passada e Osvaldo Cruz no último jogo -, o Gavião Carcará parece ter saído da gaiola de maus resultados e continua o voo rumo ao mata-mata do certame que corresponde à quarta prateleira do Paulistão. 
A próxima “decisão” do Grêmio Prudente é nesta quarta-feira, às 15h, contra o Clube Atlético Assisense, no Estádio Antônio Viana da Silva, o Tonicão, em Assis (SP), pela nona e penúltima rodada da fase de grupos da Segundona. A equipe da casa, conhecida por Falcão do Vale, venceu o clássico “Voa”, por 1 a 0, contra o Vocem na rodada passada, e se manteve na briga pelo G3 do grupo 2.
E quem levará a melhor no duelo de aves de rapina? Gavião Carcará ou Falcão do Vale? A resposta é difícil e será conhecida somente após o término dos 90 minutos nesta quarta em Assis. Ambas as equipes vêm disputando “bico a bico” o território da zona de classificação para a fase de mata-mata da Bêzinha. Com um ponto à frente da equipe de Assis, o Grêmio Prudente, caso vença o próximo duelo, garante a classificação para as oitavas de final. Se a equipe do técnico Luiz Henrique Dalben, o Epitácio, empatar ou perder para o Assisense na quarta, terá que decidir a classificação em casa, no Prudentão, contra o líder XV de Jaú no final de semana. O Galo da Comarca já “bicou” a primeira colocação do grupo 2 e possui a melhor campanha geral do campeonato com 22 pontos.  

Azulão dá adeus precoce à Bêzinha

Em Osvaldo Cruz, fica a lamentação pela derrota no dérbi contra o Grêmio e a consequente eliminação precoce na Bêzinha, ainda na fase de grupos. A sequência de resultados ruins fez com o que a diretoria do Azulão demitisse o técnico Marcelo Henrique Dias após o duelo contra a equipe prudentina. 
Resta ao time celeste cumprir tabela e jogar as duas partidas restantes. Na quarta, fora de casa, às 15h, o Osvaldo Cruz pega a também eliminada Santacruzense no Estádio Leônidas Camarinha. Na última rodada, no próximo domingo, o Azulão se despede da Bêzinha 2021 ao enfrentar o Assisense, em casa, no Estádio Breno Ribeiro do Val.

O dérbi

Como de costume, fazia calor em Presidente Prudente no momento em que o melão rolou no histórico gramado do Prudentão. A expectativa para o duelo era elevada e Grêmio Prudente e Osvaldo Cruz sabiam que o décimo sexto dérbi entre as únicas equipes profissionais da região tinha um valor de decisão. Porém, o que se viu em campo foi o predomínio dos donos da casa, que só quebrou o casulo defensivo do Osvaldo Cruz quando o duelo já se encaminhava para o final, aos 37 da segunda etapa. 
Nos primeiros 45 minutos de jogo, o Grêmio Prudente mostrou que a vitória contra a Santacruzense na oitava rodada motivou a equipe a continuar jogando de maneira ofensiva. O trio de ataque do Grêmio, composto por Wallace - camisa 7 - mais à direita, Igor Bolt – número 29 – centralizado e Felipe Sussai – 19 – mais à esquerda, teve algumas oportunidades para tirar o zero do placar, mas as jogadas do trio ofensivo ou acabavam nas mãos do goleiro do Osvaldo Cruz, Diego Almeida, ou a pelota saía pela linha de fundo. A chance mais perigosa do Grêmio no primeiro tempo veio após a jogada do lateral-direito Lucas Marques que engatou a quinta marcha pelo flanco direito e cruzou para o centro da pequena área, Felipe Sussai apareceu entre os zagueiros do Azulão e tocou na bola que passou com perigo pela baliza esquerda do goleiro do Osvaldo Cruz. O Azulão, que ao longo da competição tentou ter no contra-ataque a principal arma ofensiva da equipe, teve uma excelente oportunidade na primeira etapa, com o atacante Jefferson, camisa 9, que saiu livre rumo ao gol prudentino, mas não conseguiu concluir após a recuperação na corrida do zagueiro do Grêmio,Felipe Codo, que desarmou o atacante do Azulão na conclusão da jogada. 
Quando o melão voltou a rolar, nos 45 minutos finais, Grêmio Prudente e Osvaldo Cruz abraçavam um empate indigesto para as duas equipes. Os treinadores de ambos os times mexeram. Do lado prudentino, o camisa 9, Neto Acará entrou no lugar de Sussai. Do lado osvaldo-cruzense, Paulo Júnior deu lugar a Luvizetto. Aos 10 da segunda etapa, o Grêmio Prudente carimbou o travessão do Osvaldo Cruz em um petardo do volante João Pedro. Porém, foi só aos 37 minutos do segundo tempo que o Grêmio conseguiu chegar ao gol da vitória. Após outras chances no decorrer da etapa final, o tento prudentino veio com Neto Acará. O camisa 9 completou um contra-ataque que começou com o goleiro Leo Lópes, que repôs rapidamente a bola em jogo após a pelota ser alçada na área do Grêmio. O time prudentino saiu trocando passes pela ponta esquerda, e no clímax da jogada Lucas Suares serviu o camisa 9, que só empurrou para o gol e deu a vitória e ainda mais fôlego para o Gavião Carcará continuar o voo para o mata-mata da Bêzinha. 

CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO 2 DA BÊZINHA APÓS OS JOGOS DA 8ª RODADA DA FASE DE GRUPOS:

Colocação:

Pontos:

1º. XV de Jaú

22

2º. VOCEM

14

3º. Grêmio Prudente

11

4º. Assisense

10

5º. Santacruzense (eliminada)

5

6º. Osvaldo Cruz (eliminado)

5



 

Publicidade

Veja também