Grupo Athia comemora 98 anos 

Mais longevo grupo empresarial de Prudente, Athia tem sua história de pioneirismo enraizada nos primórdios da cidade

Empresas & Negócios - DA REDAÇÃO

Data 27/02/2024
Horário 04:22
Foto: AI/Grupo Athia
DNA prudentino - Grupo tem sede em Prudente e filiais na região
DNA prudentino - Grupo tem sede em Prudente e filiais na região

Atuante nos segmentos do luto e dos planos de benefícios, o Grupo Athia foi fundado há 98 anos com a Funerária Athia – a mais antiga empresa em atividade em Presidente Prudente. Figurar no seleto grupo das empresas quase centenárias do país é motivo de sobra para comemorações, considerando-se que menos de 40% das empresas no Brasil sobrevivem após cinco anos e quase 80% não completam uma década, segundo a pesquisa demográfica das empresas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - 2021). Hoje na terceira geração da família à frente dos negócios, o Grupo Athia escreveu sua história de pioneirismo no oeste paulista, a partir do empreendedorismo de Tuffi Athia, seu fundador e avô dos atuais proprietários.

Corria o ano de 1919 quando Tuffi, aos 26 anos, desembarcou em uma Presidente Prudente de quase 500 habitantes – praticamente a densidade demográfica atual, que é de 402 habitantes por quilômetro quadrado (IBGE – Censo 2022).  Os tempos eram difíceis. O jornalista Valdery Santos, biógrafo de Tuffi Athia, registrou que a mortalidade infantil era espantosa, a comunidade enfrentava epidemias de maleita, doenças eram tratadas sem médicos, e homens armados se enfrentavam em brigas que muitas vezes acabavam em morte. Apesar de tantos desafios, a cidade crescia rapidamente e em 1920 o censo contabilizou 856 habitantes que clamavam por um distrito policial, e Tuffi foi nomeado o primeiro delegado pelo coronel Goulart.

Profissionalização do segmento

Mas o sonho estava no comércio. Tuffi, então, inaugura uma loja de tecidos, onde havia uma pequena marcenaria, ao fundo. Na falta de funerária na cidade, muito atuante na comunidade, ele acudia famílias em luto confeccionando caixões sob medida. Sentindo a precariedade deste atendimento, em janeiro de 1926, Tuffi obteve do prefeito Pedro Freire Gomes a concessão para instalar uma funerária na cidade e em fevereiro desse mesmo ano inaugura a Funerária Athia, contribuindo para a profissionalização do segmento do luto na região.

“A partir de 1932, meu avô encerra as demais atividades para se dedicar exclusivamente à funerária. Ele se considerava prudentino de coração e viveu na cidade até falecer, em 1984. Seu espírito empreendedor e o profundo comprometimento com as famílias enlutadas inspiraram os filhos e netos que o sucederam, e sua memória é sempre lembrada como um exemplo para nós”, comenta o neto Dilson Athia, membro do conselho de administração das empresas. 

"Temos uma história de 98 anos de acolhimento e respeito. Diante de um legado tão sólido, evoluir a marca é uma enorme responsabilidade que levamos adiante para oferecer o que cada cliente precisa, nos diversos momentos da vida", expõe Dilson. Ele destaca, ainda, que os novos investimentos do Grupo são pautados por um programa ESG, que corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança na busca pelo desempenho sustentável, “promovendo uma jornada de transformação dos negócios Athia, com foco em ações positivas para as pessoas, ambiente e comunidade”.

SAIBA MAIS
Hoje, o Grupo Athia tem sede em Presidente Prudente e filiais em Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema, Pirapozinho e Álvares Machado, com um raio de atuação em todo o oeste paulista. 

Fotos: Cedidas


Prefeitura atesta: janeiro de 1926 é a data de autorização para implantação da Funerária Athia


Da esq. para dir.: prefeito Florivaldo Leal, Tuffi Athia (centro) e Odilo Tenório Siqueira, em 1965

Publicidade

Veja também