Em parceria do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal ofertado pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), a doutoranda Thainá Cavalleri Sousa é recebida pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign, nos Estados Unidos.
Com bolsa da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do Ministério da Educação, está fazendo o intercâmbio internacional pelo PDSE (Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior). Ela avalia os efeitos de uma mistura de desreguladores endócrinos (substâncias que estão presentes no meio ambiente e no nosso cotidiano) sobre aspectos moleculares prostáticos envolvidos com inflamação e sobrevivência celular.
Na universidade pública norte-americana que tem 158 anos de existência, a chegada ocorreu no começo de outubro e a permanência se estenderá até junho do ano que vem, com orientação de Jodi Flaws, no Departamento de Biociências Comparativas.
A orientação na Unoeste, em Presidente Prudente, é de Leonardo de Oliveira Mendes, professor pesquisador vinculado ao programa coordenado por Cecília Laposy Santarém, também professora pesquisadora.
No intercâmbio, a participação acontece em projeto para avaliar o efeito de compostos plastificantes, denominados ftalatos, em aspectos morfológicos e inflamatórios ovarianos de ratas expostas durante o período perinatal (gestação e lactação).
É um projeto que faz parte de financiamento do laboratório onde atua Jodi Flaws, com quem Leonardo mantém parceria previamente estabelecida e tem a pretensão, futuramente, de realizar estágio de pós-doutorado lá.
Cecília diz que alunos do programa em ambientes de pesquisa internacionais "geram significativa visibilidade institucional, evidencia a qualidade da formação ofertada e a capacidade docente e discente de firmar parcerias científicas de alto nível".
Natural de Prudente e radicada em Álvares Machado, Thainá fez o ensino médio no Colégio Criarte. É bióloga egressa da Unoeste, onde também fez o mestrado em Ciência Animal. Sua irmã Thalita é egressa da Gastronomia e atua como autônoma.
São filhas do casal de aposentados Ângela Inês Cavalleri Sousa e Ronaldo Sidney Sousa Silva, aposentados. A estada nos Estados Unidos é o primeiro intercâmbio internacional de estudos, uma conquista após processos de seleção.
Ao se inscrever no PDSE, o primeiro passo foi seleção interna. Selecionada, fez a inscrição no site da Capes, com apresentação de pré-projeto com cronograma de pesquisa e avaliação do currículo. Deu certo: foi aceita.
Thainá comenta que essa oportunidade está sendo extremamente importante para o enriquecimento do seu estudo e para a internacionalização da pesquisa como um todo, de forma que se sente honrada em poder expandir seu conhecimento.
Fala do conhecimento na área de toxicologia ambiental e biologia da reprodução e no aprimoramento da língua inglesa e na criação de vínculo com diversos pesquisadores para, no futuro, realizar colaborações dentro do âmbito acadêmico e na pesquisa global.
Morando na cidade de Urbana, no condado de Champaign, Thainá fez treinamentos para ser membro ativo no laboratório onde realiza análises complementares do projeto de doutorado e futuramente participará do projeto de Jodi Flaws.