Haicai permite conhecimento literário e cultural oriental

Intervenções produzidas por aproximadamente 90 alunos da Fernando Costa, através de painéis, cartazes, bexigas, origamis, flores artificias, deram cores ao pátio acinzentado da escola

VARIEDADES - ANNE ABE

Data 26/09/2017
Horário 13:06
José Reis, Aproximadamente, 90 alunos se envolveram na ação que deixou pátio colorido e enfeitado
José Reis, Aproximadamente, 90 alunos se envolveram na ação que deixou pátio colorido e enfeitado

Com a chegada da primavera, os alunos da Escola Estadual Fernando Costa, em Presidente Prudente, desenvolveram a 4ª edição do Haicai - Despertar de Sensibilidades. A iniciativa faz parte do currículo programado para os alunos do 3º ano do ensino médio, dos quais buscam a ampliação do conhecimento literário e cultural. Para tanto, as intervenções produzidas deram cores ao pátio acinzentado da escola, na manhã de ontem, por meio de painéis, cartazes, bexigas, origamis, flores artificias, e, principalmente, poemas.

O desenvolvimento do projeto teve inicio em junho, quando os estudantes tiveram o primeiro contato com o conteúdo teórico, seguido da parte prática, em que os alunos produziram suas prórpias poesias e correram atrás do material para a interveção artística. Durante todas as etapas, aproximadamente 90 alunos estiveram envolvidos, para os quais a atividade possibilitou o desenvolvimento do gosto pelo belo, a sensibilidade pela escrita, o senso de pesquisa e o trabalho em equipe.

De acordo com a professora de língua portuguesa, Nilce Aparecida Moreira, o haicai aborda, principalmente, as estações do ano e, com isso, através da atividade prática, os alunos buscaram promover uma releitura dos jardins orientais no prório jardim da escola, localizado em canteiros no pátio. “O resultado foi maravilhoso. Eles usaram diferentes formas artísticas para expressar os poemas, e isso fez com que se sentissem motivados. Fizeram o que conseguiram, dentro da idade deles e do conhecimento adquirido”, explica.

 

Aprendizagem

Com a ideia de transformar o pátio da escola, o grupo de David Taylor Sousa Caldeira, 16 anos, optou por enfeitar uma antiga árvore. Para tanto, utilizaram garrafas de vidro, origamis e as próprias folhas e flores caídas no local. Para ele, o trabalho foi totalmente prazeroso, não vendo dificuldades para realizá-lo. "É mais do que um conteúdo da aula, é uma arte", pontua.

Entre uma árvore e outra também foi possível ver o “Varal das Virtudes” produzido pelo grupo de Vitória Martini, 17 anos. Conta que a ideia é de que, por meio do haicai, incentive as pessoas a promover a paz, amizade e o amor. "São sentimentos tão bonitos que, em meio ao mundo de hoje, acabam sumindo. Gostei bastante do resultado. Quisemos apresentar em frases motivadoras que fazem as pessoas pensar em coisas boas", relata.

Representando o país de origem do poema aprendido, a bandeira do Japão foi reproduzida por Beatriz Carina Nogueira, 17 anos, e seu grupo. Além disso, os alunos também produziram um varal de bexigas e distribuiram os poemas acompanhados de doces, para alegrar o dia dos demais estudantes. “O trabalho fica ainda mais legal por ser o nosso último ano, assim, podemos apresentá-lo para toda a escola. É bem bacana”, expõe.

 

O QUE É O HAICAI?

O haicai é um poema curto de origem japonesa, apresentado de forma humorística e harmoniosa, pois é dividido em “hai”, que representa brincadeira, gracejo, e “cai”, harmonia, realização. Sua estrutura é composta por três versos, sendo o primeiro e terceiro pentassílabo (cinco sílabas poéticas), e o segundo, o do meio, heptassílabo (sete sílabas poéticas). Desta forma, o poema é demarcado pela concisão e objetividade.

Publicidade

Veja também