História de Benjamin Resende com comunidade japonesa vem de longa data

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 03/04/2023
Horário 21:16
Foto: Cedida
Da esq. para a dir.: Takashi Katsutani, Francisco Hirata, Luiz Saito e Benjamin Resende
Da esq. para a dir.: Takashi Katsutani, Francisco Hirata, Luiz Saito e Benjamin Resende

“A participação dele junto à comunidade japonesa e descendentes tem uma longa história! Como cristão tem se dedicado, além da divulgação social histórica de Presidente Prudente, num trabalho religioso evangelizador da região”, diz o comerciante Luiz Saito a respeito do escritor e amigo Benjamin Teodoro de Resende. Ele recorda que nos idos dos anos de 1950, juntamente com o colega de classe do colegial do Colégio São Paulo, auxiliou na elaboração do estatuto do Círculo Católico Estrela da Manhã, - entidade católica formada por descendentes de japoneses, que tinha o objetivo de ajudar na inclusão social dos descendentes devido às dificuldades que tinham em participar da vida socioeconômica.   
Desde esse tempo, Benjamin com a facilidade como bom escritor, além do estatuto, auxiliou em muitos outros momentos. “E após tantos anos, apesar da idade avançada, ele continua com a Comunidade Nikkei se doando com muita dedicação e entusiasmo. Muitas são as qualidades do professor Benjamin. A beatificação do ‘servo de Deus’, monsenhor Nakamura, é um dos sonhos que Benjamin espera ver realizada!”, exalta o comerciante rendendo a Benjamin, a gratidão de toda comunidade nikkei do Brasil, através da Panib (Pastoral Nipo-Brasileira).
Saito agradece ainda ao colega de estudo nesse processo, Pedro Onishi, de Marilia (SP), que também é escritor e, após longos anos, providencialmente se encontraram no congresso realizado anualmente em Álvares Machado dedicado ao trabalho de divulgação da beatificação do monsenhor. 

CONFIRA TAMBÉM:

Escritor e historiador Benjamin Resende recebe título de “Cidadão Prudentino”
 

Publicidade

Veja também