Hospital veterinário de universidade soma mais de 80 mil atendimentos

Serviços são prestados por profissionais especializados e oferecem preços mais acessíveis ao público; local fica no Campus 2 da Unoeste

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/08/2021
Horário 16:23
Foto: João Paulo Barbosa
Hospital Veterinário realiza serviços de clínica médica, cirurgia e exames laboratoriais
Hospital Veterinário realiza serviços de clínica médica, cirurgia e exames laboratoriais

O HV (Hospital Veterinário) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) soma, entre 1989 (quando começou a funcionar) e 2021, mais de 80 mil atendimentos, entre pequenos e grandes animais, além de silvestres. Para utilizar dos serviços de rotina, é preciso agendar, o que é dispensado em casos de emergências.

Conforme a diretora da graduação em Medicina Veterinária, Gláucia Prada Kanashiro, por ser um hospital escola, é possível oferecer serviços com valores bem mais acessíveis para toda a comunidade interna e externa da Unoeste. Além disso, o atendimento é realizado por médicos veterinários especialistas. “Somos a referência para o tutor que necessita de atendimento especializado e onde ele encontra uma infraestrutura de qualidade em um único local”, frisa.

Já para o futuro médico veterinário, o espaço proporciona uma rica experiência desde o 1º termo do curso. “Com a vivência e a observação, já é possível assimilar muita coisa. Além disso, muitos alunos descobrem lá dentro em qual área pretendem se aperfeiçoar. O último ano do curso é desenvolvido totalmente dentro do HV, como um internato. Nessa fase, eles auxiliam nos atendimentos e cirurgias, realizam exames laboratoriais e têm a possibilidade de viver o dia a dia de um profissional, com a responsabilidade sobre seu paciente e principalmente o ‘peso’ de se comunicar com o tutor”, relata.

A diretora ressalta ainda que, na reta final da graduação, essa vivência intensificada habilita os futuros profissionais para enfrentarem os desafios do mercado de trabalho, além de prepará-los para concursos de aprimoramento, residência e pós-graduação.

Setores do hospital

Os serviços são de clínica médica, cirurgia e exames laboratoriais nos setores de patologia clínica, parasitologia, microbiologia, diagnóstico por imagem (raio-X e ultrassonografia), anatomia patológica, anestesiologia e reprodução animal. Além de pequenos e grandes animais, o local conta com professora especialista em silvestres.

Qualidade e atenção

A dona Nelli Maria Cassol já até perdeu as contas de há quanto tempo ela leva seus cachorros ao HV da Unoeste. Ela acredita que ultrapassa os 20 anos. A única coisa que ela tem certeza é da "qualidade do serviço". “Toda a vida, eu tive cachorros e eles sempre foram cuidados pelo Hospital Veterinário. E não é só porque é mais barato, mas pela atenção e cuidado que eles sempre tiveram com nossos animais”, avalia.

Hoje, ela está com três cães que são o xodó da casa e todos já passaram pelo HV. “Uma delas eu adotei e estava doentinha, então foi tratada e castrada lá. Mas já tive cachorro que fez cirurgia por conta de câncer e até um que, infelizmente, precisou ser ‘sacrificado’. Todas as vezes fomos muito bem recebidos”, afirma.   

Mais estrutura

A instituição possui um espaço de simulação exclusivo aos estudantes da área: o Laboratório de Simulação e Treinamento de Habilidades de Medicina Veterinária, também conhecido por LHabSim Vet. Localizado no HV, o local proporciona uma melhor preparação do acadêmico para situações reais.

Por meio de um simulador canino e de outros simuladores, um de baixa fidelidade para a coleta de sangue feito na impressora 3D da universidade e outros que foram confeccionados pelos próprios alunos, é possível simular ações como o acesso venoso periférico, intubação, ressuscitação cardiopulmonar, lavagem gástrica, ausculta cardíaca, entre outras práticas.

Serviço

Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone 3229-2035. As emergências não necessitam de agendamento. O HV está localizado no Campus 2 da Unoeste.

Publicidade

Veja também