HR de Prudente inicia tratamento de quimioterapia até dezembro

Conforme o Ministério da Saúde, o HR possui autorização para realizar serviços de oncologia desde junho de 2012.

PRUDENTE - Iury Greghi

Data 12/10/2013
Horário 10:05
 

O Hospital Regional (HR) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, começará a oferecer tratamento de quimioterapia até dezembro deste ano. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o HR já recebeu autorização do Ministério da Saúde para inaugurar a nova ala de oncologia, mas não informou qual será a estrutura disponível. Atualmente, a Santa Casa de Misericórdia é a única referência regional para este tipo de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS).

O novo espaço se caracteriza como uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). De acordo com o cirurgião oncológico e futuro diretor técnico da unidade, André Genaro, o objetivo é evitar o que tem ocorrido frequentemente com pacientes atendidos no HR: a transferência para hospitais de outras regiões do Estado, principalmente Barretos e Jaú, por falta de opções em Prudente.

Apesar de ainda não saber qual será capacidade de atendimentos, Genaro antecipa que a estrutura solicitada será "mais modesta" do que a existente hoje na ala de oncologia da Santa Casa, onde existem dez poltronas e quatro leitos para quimioterapia adulta e mais cinco espaços para tratamento infantil. "Devemos começar com uma estrutura menor, mas existe a possibilidade de, no futuro, ampliarmos o nosso espaço físico", declara.

Conforme o Ministério da Saúde, o HR possui autorização para realizar serviços de oncologia desde junho de 2012. Naquela época, uma portaria foi publicada e liberou a maior unidade de saúde da região a proceder atendimentos de Radioterapia, Hematologia e Oncologia Pediátrica. Agora, com a aquisição dos equipamentos para quimioterapia, o hospital passa a se tornar a segunda referência regional para o tratamento de pacientes com câncer. "A gente percebe que o número de pessoas diagnosticadas com câncer tem crescido aqui na região, e a Santa Casa sozinha não estava mais dando conta", diz o oncologista.

O Setor de Oncologia da Santa Casa realiza mensalmente cerca de 180 sessões de quimioterapia, entre 10 e 15 por dia. A unidade funciona de segunda-feira a sexta-feira e recebe pacientes ambulatoriais – aqueles que fazem a sessão e retornam para casa – e aqueles que necessitam de internação para tratamento intensivo. Segundo Genaro, o serviço a ser oferecido pelo HR terá características semelhantes. "Nos casos em que o paciente precisar ficar internado para fazer sessões seguidas de quimioterapia, o atendimento permanece inclusive nos fins de semana".

 

Novas opções

A oportunidade de ampliar os espaços para tratamento do câncer pelo SUS é bem recebida pelo presidente da Associação de Apoio ao Portador de Câncer (AAPC), Floriano Ielo. A intenção dele é firmar parceria com o HR para fazer o acompanhamento psicológico, social e nutricional dos pacientes, assim como já ocorre com os atendidos na Santa Casa. "O tratamento do câncer é complexo e agressivo. É tarefa da associação trazer um pouco de conforto para essas pessoas e seus familiares", diz.

Genaro concorda com a importância dos serviços oferecidos pela AAPC. Segundo ele, existem vários tipos de câncer e cada um demanda um tratamento diferente, ora mais brando, ora mais incisivo. Entretanto, há efeitos colaterais em todos eles. "Vamos precisar do apoio de voluntários para acompanhar esses pacientes durante o tratamento. Se a associação se prontificar, estaremos abertos para aceitar o apoio", relata.

Além das duas alas, os pacientes aguardam a inauguração do Hospital Regional do Câncer, que está sendo construído ao lado da Santa Casa. Como informado por O Imparcial, a estrutura deverá estar pronta em setembro de 2014. Após essa etapa, a fundação que administra a unidade precisará adquirir mobiliário e equipamentos para iniciar os serviços.
Publicidade

Veja também