Iepê realiza ação de combate à leishmaniose neste sábado, na Praça Dona Silvina

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2022
Horário 05:50
Foto: Cedida
Equipes de saúde cadastram animais domésticos para castração gratuita
Equipes de saúde cadastram animais domésticos para castração gratuita

A Secretaria Municipal de Saúde de Iepê promove hoje – das 8h às 13h – o Dia D da Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose Visceral. A ação ocorre em alusão ao “Agosto Verde”, campanha de combate à doença transmitida pela picada do mosquito-palha.
O evento será na Praça Dona Silvina de Almeida Prado e conta com diversas atividades, como uma “cãominhada”, pra reunir os apaixonados por pets em um passeio, onde os bichinhos vão poder exibir fantasias ou roupinhas favoritas. A participação é livre – podem participar pets de todos os tamanhos, desde que estejam com coleiras. Os animais de grande porte devem usar focinheiras.
Também haverá uma ação educativa de conscientização e divulgação de sinais e sintomas da leishmaniose em animais e humanos.

Contra a raiva

A partir das 9h30, começa a vacinação contra a raiva em cães e gatos. Segundo informou a Secretaria de Saúde de Iepê, animais acima dos três meses podem receber a primeira dose. Para os pets que já tomaram a vacina antirrábica, os donos precisam estar atentos ao prazo da dose de reforço que ocorre anualmente.
Durante o evento, as equipes de saúde estarão cadastrando animais domésticos para a castração gratuita. Para o cadastro, os interessados precisam apresentar os documentos pessoais – originais e cópias do RG, CPF e comprovante de residência, e ainda um número de telefone para contato e o peso do animal.
E quem passar pela Praça Dona Silvina também poderá adotar um animal de estimação, de maneira responsável e consciente, por meio do grupo Adote Iepê.

Semana de mobilização

A Semana Estadual de Mobilização Contra a Leishmaniose em Iepê teve início na segunda-feira, com atualização e levantamento da população canina feito pelos agentes comunitários. Durante a semana foi feita a distribuição de material educativo nas unidades de saúde, comércio e visitas domiciliares. Também foram realizadas notificações e busca ativa de cães suspeitos para a coleta de sangue dos animais para exame laboratorial.

Publicidade

Veja também