Inteligência humana e artificial

OPINIÃO - Jair Rodrigues Garcia Júnior

Data 15/10/2023
Horário 05:00

A inteligência artificial vem sendo estudada e está presente nas máquinas há quase 70 anos. Seu desenvolvimento ao longo destas décadas esteve direcionado à realização de tarefas humanas com mais velocidade e eficiência, de maneira automatizada. Em paralelo e diretamente relacionado à inteligência artificial, também se desenvolveu o aprendizado de máquina, que significa a capacidade do software em analisar dados, identificar padrões, adquirir experiência, aprender, elaborar modelos analíticos e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.
A inteligência artificial está muito presente em nossa vida, em softwares, aplicativos e máquinas. Os aplicativos de rotas e algoritmos que analisam o comportamento de usuários na internet e redes sociais são exemplos. 
O advento recente do ChatGPT renovou grandemente o interesse pela inteligência artificial em razão das possibilidades que este aplicativo oferece para produção de textos e imagens, respostas e soluções para problemas variados. Mas fez surgirem também dúvidas sobre como será utilizado e como pode impactar na inteligência e desenvolvimento humano, na educação e na sociedade.
No campo da educação, são previstos benefícios com as amplas possibilidades oferecidas pela inteligência artificial, com ganho de agilidade em tarefas simples, enriquecimento das experiências que pode ser criadas, processo de ensino-aprendizagem mais personalizado que atenda ao estágio de cada estudante etc. No entanto, podem também haver falhas na orientação dos estudantes, na busca das boas fontes de informação e na simplificação de processos complexos da inteligência humana (memória, organização, classificação, análise, síntese etc), que se não forem praticados na base do esforço, não serão desenvolvidos. 
O fato é que mudanças e necessidade de constante adaptação são as únicas certezas em nossa vida. Enquanto houver pessoas estudando, pesquisando e inovando haverá a necessidade de que estudantes e a população em geral se atualizem e usem as tecnologias da melhor forma. O futuro reserva muitas análises e discussões sobre a inteligência artificial, sua utilização na educação, atuação profissional e em várias outras áreas, onde também pode haver inicialmente insegurança, até que a experiência demonstre as melhores opções.
“Inteligência humana e artificial: impacto na formação e sociedade” é o tema do Enepe (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Unoeste, que será realizado na semana de 16 a 20 de outubro. Participe!
 

Publicidade

Veja também