Interessados em reativar prédio do Hospital São João miram credenciamento do Iamspe

Empresário visitou prédio nesta quinta para conhecer infraestrutura; instituto de assistência ao servidor informa que tomou conhecimento da intenção e está aberto a negociações

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/07/2023
Horário 04:05
Foto: Cedida
Interessados visitaram, na quinta-feira, prédio onde funcionou Hospital São João
Interessados visitaram, na quinta-feira, prédio onde funcionou Hospital São João

O médico e executivo em Saúde, Anis Ghattás Mitri Filho, que atualmente dirige a Santa Casa de Chavantes (SP), visitou, nesta quinta-feira, o prédio do extinto Hospital São João, no Jardim Aviação, em Presidente Prudente. Acompanhado do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) e do proprietário do imóvel, Fernando Nicolau, ele foi ao local para conhecer a infraestrutura da unidade – há sete anos desativada – antes de desenvolver o projeto de reativação do espaço, que ofereceria atendimento clínico geral para pacientes do sistema público e beneficiários de planos de saúde.

Uma das propostas de Anis seria obter para o hospital, se reativado, o credenciamento junto ao Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) , com o objetivo de atender aproximadamente 60 mil pessoas na região de Presidente Prudente. Procurado, o instituto esclareceu à reportagem de O Imparcial que tomou conhecimento da intenção, mas ainda não recebeu comunicação formal para propostas. “O Iamspe está aberto a negociações para credenciar novos prestadores de serviços hospitalares”, ressalta.

Feita a visita, Anis aponta que o próximo passo agora é contratar uma equipe de engenharia para avaliar as condições estruturais do hospital, que, a seu ver, “parecem boas”. A unidade agrega 160 leitos.

O executivo destaca que, além de buscar o credenciamento junto ao Iamspe, o intuito é promover uma estrutura que atenda usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) e beneficiários de planos de saúde. “Isso vai melhorar ainda mais o atendimento do hospital e disponibilizar mais uma opção aos munícipes da região”, pondera.

Fernando Nicolau, proprietário da estrutura, que por 58 anos ofertou atendimento psiquiátrico em Prudente, tem muito interesse na iniciativa, considerando que, segundo ele, trata-se de um prédio histórico de Prudente. “É nosso desejo que o local tenha uma destinação pública e se torne uma referência de saúde para a região”, comenta.

O deputado estadual Mauro Bragato, que acompanha as tratativas, avalia a reunião desta quinta como “bastante importante e proveitosa”. “O Dr. Anis Ghattás mostrou bastante interesse. Ele tem muita experiência na área, já que dirige outros hospitais em cidades do Estado de São Paulo e do Brasil. O médico afirmou que a demanda de pacientes é bastante extensa, principalmente dos servidores públicos que necessitam do atendimento do Iamspe, além dos usuários do SUS e dos convênios médicos”, analisa.

Encerramento do São João

O Hospital São João foi desativado há sete anos. Conforme noticiado por O Imparcial na época do encerramento do serviço, a situação se agravou devido ao déficit financeiro que o local acumulava e à nova política de atendimento psiquiátrico estabelecida pelo governo federal, que visa tirar os pacientes de hospitais psiquiátricos e os socializar junto à comunidade, por meio de outros órgãos de atendimento e serviços, como, por exemplo, as residências terapêuticas e os Caps (Centros de Atenção Psicossocial). 

Naquele período, integrantes do hospital, familiares e outros membros da sociedade civil realizaram uma série de manifestações e iniciativas para manter os repasses financeiros e continuar com os serviços do local, o que não ocorreu.

Situação do Iamspe

Em Prudente, a ausência de um hospital habilitado para atender funcionários públicos conveniados ao Iamspe completou um ano em 1º de março deste ano e permanece em situação indefinida. A Santa Casa de Misericórdia era, antes do impasse, a instituição credenciada para esse tipo de atendimento.

Em nota enviada à reportagem nesta sexta-feira, o Iamspe informou que seguem em andamento as tratativas com o hospital, visando o retorno dos atendimentos de consultas ambulatoriais, pronto-socorro e cirurgias. “Lembrando que o Edital n° 13/2023 para credenciamento de hospital geral foi prorrogado até 6 de novembro 2023, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo”, acentua.

Fotos: Cedidas

Leia mais:

Tratativas buscam reativação da estrutura do Hospital São João em Prudente

Santa Casa de Prudente diz que tratativas com Iamspe continuam, mas sem data para conclusão

Iamspe aguarda reunião com Santa Casa para tratar sobre retomada de atendimentos

Entre entrega de pontes, Tarcísio sinaliza volta do ramal ferroviário à região e fala em rever tabelas do Iamspe

Iamspe diz não ter recebido interessados em credenciamento em Prudente

Publicidade

Veja também