Justiça concede liminar para Sinomar reaver conta do Instagram

Facebook tem prazo improrrogável de 48 horas para devolver o acesso do perfil @sinomar_reporter ao jornalista, sob pena de multa diária de R$1 mil, para cada dia não cumprido

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 15/12/2021
Horário 21:19
Foto: Reprodução/Instagram
Sinomar Calmona perdeu o acesso à sua conta @sinomar_reporter, com mais de 27 mil seguidores
Sinomar Calmona perdeu o acesso à sua conta @sinomar_reporter, com mais de 27 mil seguidores

A 4ª Vara Cível de Presidente Prudente concedeu, nesta quarta-feira, uma liminar judicial para que o jornalista e digital influencer, Sinomar Calmona, tenha de volta o acesso ao perfil @sinomar_reporter, que foi invadido durante o final de semana por um hacker supostamente turco.
A decisão, expedida pela juíza Cibele Carrasco Rainho Novo, prevê que o Facebook tem prazo improrrogável de 48 horas para restabelecer o controle da conta do diretor de O Imparcial no Instagram. O perfil possui mais de 27 mil seguidores e traz notícias com fotos e informações sobre Presidente Prudente e a comunidade prudentina. 
Em um texto publicado no Facebook, Sinomar Calmona falou sobre o caso e a decisão judicial expedida nesta quarta. “Não negocio com bandido. Não respondi nenhuma mensagem do hacker turco que está me extorquindo, exigindo dinheiro para devolver meu perfil invadido no Instagram. Diante da omissão do Instagram aos meus apelos desde sábado, procurei um advogado especialista em Direito Digital, Hugo Crivilim, e entramos com liminar judicial, concedida hoje [quarta-feira]”, pontua o jornalista, o qual atenta que a ação impetrada é importante para alertar os casos de golpes por meio das redes sociais. “Entrar com pedido de liminar contra o Facebook pouca gente faz. Muita gente tem caído nestes golpes e se esquece que nós temos a Justiça para nos defender”, completa. 

Entenda o caso

No último sábado, passando-se pela conta oficial do Instagram, o hacker supostamente de origem turca entrou em contato com o perfil de Sinomar pedindo para que o jornalista justificasse em 48h a postagem de um vídeo que “infringia as regras de direitos autorais da plataforma”. Ludibriado pela semelhança do perfil fake com o oficial da rede social norte-americana, o jornalista acabou por ceder suas informações de login e senha ao responder um formulário enviado pelo golpista. Com as informações sob posse do hacker, Sinomar perdeu o acesso ao seu perfil @sinomar_reporter. 
No outro dia, o estelionatário turco entrou em contato com o jornalista por telefone e por mensagens através do Whatsapp, requisitando dinheiro para que Sinomar recuperasse o acesso ao perfil. Como exposto anteriormente neste texto, a vítima relatou que não respondeu a nenhuma mensagem. 
O diretor de O Imparcial tentou utilizar diversos recursos para denunciar a conta junto ao Instagram, mas foi informado por meio de mensagem automática que a plataforma entraria em contato em um dia, porém, o jornalista não foi contatado, o que fez com ele entrasse na Justiça para restabelecer o acesso à conta. Nesta quarta-feira, a 4ª Vara Cível de Presidente Prudente concedeu liminar favorável para que Sinomar restabeleça o controle da conta, caso contrário, o Facebook, empresa que é dona do Instagram, terá que arcar com uma multa diária de R$1 mil para cada dia não cumprido. 

SAIBA MAIS

Sinomar Calmona é vítima de golpe em rede social

Publicidade

Veja também