Laerte Bueno Junior deixa legado na cultura de Prudente

Amigos do artista lamentaram o falecimento, ocorrido na tarde de ontem; velório teve início ontem, e sepultamento ocorre hoje

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 29/06/2018
Horário 08:48
Cedida - Laerte faleceu ontem e deixa legados culturais em Prudente
Cedida - Laerte faleceu ontem e deixa legados culturais em Prudente

“Laerte pode ser considerado uma das pessoas mais importantes da cultura de Presidente Prudente”, afirma José Fábio Sousa Nogueira, titular da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), ao lamentar o falecimento de Laerte Bueno Junior, o homem que deixou um legado na cultura prudentina. Com a trajetória marcada pela música, quando vocalista do conjunto musical “Os Temperamentais”, o professor também teve passagens pela Delegacia de Cultura do Estado de São Paulo, participou de clubes de serviços e foi um grande incentivador da cultura prudentina e regional.

Com a notícia do falecimento do amigo, o titular da Secult diz que vem à mente lembranças pessoais e profissionais, quando tiveram a oportunidade de estarem juntos em prol à sociedade. “Laerte foi o idealizador e grande responsável pelo antigo Salão de Artes Plásticas de Prudente, que teve nove edições. Um evento que, graças ao Salão do Livro, recebeu um acervo da Pinacoteca”, que se encontra no Centro Cultural Matarazzo. “Mais de 90% do acervo que temos, devemos agradecer ao meu amigo”, expõe.

Entre as lembranças pessoais que marcaram a vida do secretário de Cultura, ele afirma guardar na memória a parceria em atividades teatrais. “As primeiras oficinas de teatro que participei em Prudente, foi quando a Secult era situada na Vila Marcondes, época em que Laerte era o delegado. Nas atividades que desenvolvemos, ele sempre foi um parceiro presente”, acrescenta.

O secretário da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, por sua vez, também lamenta a morte do amigo, com quem dividiu momentos de alegria, profissionalismo e companheirismo. Ao lado de Laerte por mais de 10 anos, estiveram à frente da Delegacia de Cultura do Estado de São Paulo, quando desenvolveram trabalhos voltados à cultura e conhecimento da sociedade. “Eu perdi não apenas um amigo, mas um irmão. Nós tínhamos um relacionamento fraternal muito próximo”, lamenta.

O homem das artes

A trajetória de Laerte é lembrada, principalmente, pela arte. O artista teve a vida profissional marcada pela atuação e incentivo à cultura. Amante da música e das artes plásticas, não media esforços para estar em companhia dos amigos e familiares, com quem dividiu momentos que renderam bons frutos, tanto à vida particular, quanto aos projetos que deixaram legado aos moradores da cidade. Além de desenvolver trabalhos voltados ao universo cultural, é lembrado também por ser um dos fundadores da banda “Os Temperamentais”, que, em 1966, juntou um grupo de amigos que levou alegria aos palcos, por meio de canções de época.

Em outubro do ano passado, 31 anos depois que subiram em um palco pela última vez, “Os Temperamentais” se reuniram em um show marcante no teatro Paulo Roberto Lisboa, no Centro Cultural Matarazzo. Com bilheteria esgotada antes de o evento ter início, os aplausos intermináveis fizeram jus ao sucesso que arrastava multidões.

Laerte Bueno Junior estava internado há algumas semanas, no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Presidente Prudente. Ele deixa a esposa Marilene, os filhos Renata, Rodrigo, Vinícius, noras, genro e netos. O corpo do artista será velado na sala seis, da Casa de Velórios Athia, no entanto, até o fechamento desta reportagem, não havia horário de sepultamento definido.

Publicidade

Veja também