Loja religiosa é modernizada em Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 02/11/2021
Horário 04:56
Foto: Cedida
 Nova lojinha de lembranças de Santo Expedito
Nova lojinha de lembranças de Santo Expedito

Com grande otimismo, a comunidade católica de Santo Expedito já está preparada para quando oficialmente forem abertas as portas da cidade, para receber, como anteriormente, o grande número de turistas, e, assim, poder oferecer o mesmo calor que antes da pandemia. Para tanto, uma das primeiras providências foi a de reformar e modernizar a loja ao lado da igreja, para que os turistas possam adquirir suas lembranças dos mais diferentes tipos.

LEMBRANDO
Anteriormente havia um grande número de barracas com os mais diferentes produtos, que eram montadas ao longo da Avenida Barão do Rio Branco e procurava atender a todas as pessoas das mais variadas regiões. Dentre elas, muitas comercializando produtos religiosos e incluindo peças alusivas ao santo das causas urgentes. Segundo padre Umberto, reitor do Santuário de Santo Expedito, a loja foi abastecida por peças das mais diferentes e lembra ele que todos os produtos ali disponibilizados como lembranças foram abençoados pelo próprio padre.

FALSA INFORMAÇÃO
Segundo consta, um romeiro assegurou que, antes da pandemia, adquiriu uma imagem representativa de Santo Expedito numa das barracas montadas na rua. O responsável pela mesma, uma senhora de boa conversa, assegurou que as peças foram abençoadas antes de serem colocadas à disposição dos interessados. Acreditando na vendedora, o fiel, na boa fé, comprou a lembrança. Membros da comissão para organização das próximas festas asseguram que somente os produtos da loja anexa ao salão paroquial são abençoados pelo padre Umberto.

MAIS LEMBRANÇAS
Padre Umberto assegura que quando da aquisição de peças na referida loja, caso ele esteja presente, fica à disposição para que o fiel que adquiriu os produtos possa registrar esse evento com fotos. “É mais que justo que ele possa levar uma recordação a mais de sua visita a Santo Expedito”, diz o padre.

O PREFEITO
Da mesma forma, o prefeito Nenê Betio espera que todos os moradores da cidade também estejam como sempre com os braços abertos para receber esses romeiros. “Que não abram apenas os braços, mas também os corações, para mostrar o calor humano do verdadeiro expeditense”, comenta.

TURISMO RURAL
Um caminho paralelo ao turismo religioso já está sendo estudado e planejado pelo Conselho Municipal de Turismo. Como se trata de um município cuja economia maior está no setor rural, o homem do campo, desde que interessado, poderá participar de um curso de capacitação para ingressar neste segmento e, assim, também comercializar seus produtos, ou seja, tudo o que for produzido em suas terras. Estão incluídos produtos alimentícios, tais como doces, mel, pratos típicos, artesanatos e uma variedade deles.

COMO PREPARAR
O Inova Senar estará capacitando os interessados para a promoção e comercialização do turismo rural, treinando proprietários do meio rural para comercializar seus produtos, dentro de um segmento turístico, mostrando as melhores estratégicas para atrair mais públicos quando estiverem em visita a Santo Expedito.

COMO VAI SER FEITO
Os cursos serão realizados de 11 a 19 na Igreja Matriz de Santo Expedito e as inscrições feitas até o dia 4, com a seguinte programação de conteúdo: Cenários do turismo; Autoavaliação de promoção da comercialização do turismo no meio rural; Atrativo turístico para comercialização; Marketing; O mercado turístico; A rede de distribuição do turismo; Estratégias de promoção e comercialização; O processo de vendas; O uso na internet; Plano de promoção; E comercialização.

BATATA-DOCE
Padre Umberto justifica esse trabalho, pois Santo Expedito é um grande produtor de batata-doce. Toda a comunidade acredita neste projeto, que valorizará ainda mais o turismo do município.

FÉ EM TROVAS
Os fiéis e os romeiros
Estão sendo esperados
Mas quanto ao fator saúde
Tomem bastante cuidado.
(José Costa)

Publicidade

Veja também