O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) anunciou no dia 24 de maio, em Rosana, a inclusão de Lucélia no Circuito Turístico Oeste Rios. O anúncio foi feito pelo gerente regional do Sebrae de Presidente Prudente, Eduardo de Souza Célice, durante o
talk-show "Turismo: Oportunidade de Grandes Negócios", realizado no distrito de Primavera, em Rosana.
O território do projeto Circuito Turístico Oeste Rios está localizado na região de Presidente Prudente, às margens dos rios Paraná e Paranapanema, envolvendo inicialmente dez cidades, sendo Presidente Prudente, Presidente Epitácio, Panorama, Paulicéia, Rosana, Teodoro Sampaio, Martinópolis, Santo Expedito, Iepê e Rancharia. Além de Lucélia, também passam a integrar o Circuito as cidades de Narandiba, Salmourão e Euclides da Cunha Paulista, totalizando agora 14 cidades.
Em todo o Estado, o Sebrae estruturou oito circuitos regionais, com a proposta de promover a sustentabilidade dos negócios turísticos, culturais e artesanais na região, a partir da melhoria de gestão e operação dos produtos turísticos atrativos e complementares existentes, bem como promover a criação de novos produtos turísticos, culturais e artesanais, com o intuito de diversificar não somente a oferta turística da região, mas também a economia regional.
O Circuito Oeste Rios, da qual Lucélia passa a fazer parte, está estruturado em quatro roteiros: Roteiro das Águas (náutico, pesca, lazer aquático e balneários), Roteiro de Campo (rural e agroturismo), Roteiro de Natureza (rural e agroturismo) e Roteiro Cultural (museu arqueológico, igrejas e centro cultural).
As etapas seguintes do trabalho do Sebrae em Lucélia serão definidas a partir de uma agenda de trabalho firmada pelo órgão com a Prefeitura. A expectativa é que a cidade passe a se estruturar, de maneira consistente, de dentro de um Plano de Desenvolvimento Turístico, que promova ações integradas com os diversos agentes do turismo local, no aproveitamento das potencialidades existentes, em especial ligadas ao Salto Botelho, ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural, e identificar outras possibilidades que possam compor o conjunto de ações a serem ofertadas para o público.
Para o prefeito de Lucélia, Osvaldo Alves Saldanha (PSDB), a entrada do município no circuito vai permitir um novo dimensionamento do turismo, sobretudo na exploração econômica dessas atividades. "Vamos caminhar nesse sentido, para a devida estruturação do setor, que vai requerer investimentos do poder público e apoio dos governos estadual e federal, e iremos trabalhar no sentido de viabilizar todos os caminhos para alcançarmos esses objetivos", destaca.