Mais humanização...

EDITORIAL -

Data 01/10/2021
Horário 04:15

Uma boa notícia animou os profissionais de fisioterapia. Como publicado neste diário, a Câmara Municipal de Presidente Prudente aprovou, durante a sessão ordinária de segunda-feira, o Projeto de Lei 295/18, do vereador Douglas Kato Pauluzi (PTB), que autoriza a disponibilização de profissional fisioterapeuta nas maternidades públicas e privadas da cidade durante o período de pré-parto, parto e pós-parto, sempre que solicitado e custeado pela parturiente.
Conforme pesquisa na página oficial do Hospital Albert Einstein, “a fisioterapia pode auxiliar e contribuir em minimizar os desconfortos causados na gestação, onde os exercícios de cinesioterapia e terapia manual mantêm a postura adequada, minimizam as dores lombo pélvica, sacro ilíaca, ciática, mantêm os músculos ligados à coluna fortalecidos e em harmonia”. A fisioterapia tem como principal objetivo minimizar as dores sem o uso de fármacos.
Com a aprovação do projeto de lei, as maternidades e estabelecimentos hospitalares congêneres da rede pública e privada do município de Presidente Prudente ficam obrigados a aceitar a permanência do profissional fisioterapeuta durante o período de pré-parto, parto e pós-parto, sempre que solicitado e custeado pela parturiente.
É importante que a gestante, no momento do parto e pós-parto, tenha perto dela profissionais que ela sinta a extrema confiança. Muitos estudos já comprovam a importância de um profissional desta área neste momento tão importante e intenso da vida da mulher. Tudo aquilo que pode humanizar cada vez mais o nascimento do bebê é válido e bem-vindo. Além do parto em si, também pode atuar no pós-parto, dando destaque às orientações da fisioterapia no puerpério, como prevenção de complicações respiratórias, urinárias e circulatórias, cuidados com a amamentação e a reabilitação física da mulher no pós-parto.
Enfim, é uma vitória ao setor e às mamães que podem contar com um profissional capacitado, que vai auxiliar na qualidade de vida em uma hora ainda mais especial. 
 

Publicidade

Veja também