Martinopolense tem livro em acervo na Inglaterra

“Costumes e Tradições Rurais", de José Carlos Daltozo, atravessou fronteiras, levando cultura e história da roça para o mundo

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 11/10/2015
Horário 07:37
 

O recente livro do escritor de Martinópolis, José Carlos Daltozo, 65 anos – intitulado "Costumes e Tradições Rurais" – não ficou só por aqui e atravessou fronteiras, levando cultura e história da roça para o mundo. A obra está no acervo da Universidade de Oxford, na Inglaterra. Há outras publicações suas nas bibliotecas do Congresso dos Estados Unidos; de Harvard; de Austin (Texas); e de Princeton.

Por aqui, elas estão também nas prateleiras das bibliotecas da USP (Universidade de São Paulo), Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Unesp (Universidade Estadual Paulista), na UNB (Universidade de Brasília), no Mackenzie e na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), entre outras.

De acordo com o escritor, publicado há um ano, o livro composto de 128 páginas foi resultado de um apanhado que ele fez de como era a vida do homem rural antes da eletricidade e como é hoje. A vida sofrida do povo do campo, seus costumes, entre outros.

Jornal O Imparcial Na obra, Daltozo relata como era a vida do homem rural antes da eletricidade e como é hoje

"Hoje em dia, 90% das pessoas moram na cidade, houve um tempo que era inverso. Nesta obra, eu quis redescobrir o caipirismo, as comidas típicas, o violeiro, o sanfoneiro que faziam os bailinhos em qualquer casamento debaixo de um encerado próximo a uma igreja. A crença, em que as benzedeiras e as parteiras eram tão importantes... coloquei tudo isso e, no final, fiz até um dicionário sobre os termos comuns da época", explica.

 

Modernidade

Segundo Daltozo, houve uma urbanização muito grande, as possibilidades aumentaram, e a partir da eletricidade, tudo mudou e a evolução veio trazendo ao campo muita comodidade com a tecnologia da internet, o telefone, celular, carros, motos, etc. "Antigamente a lamparina e o lampião iluminavam as casas. Animais e carroças eram os meios de transporte. Nas escolas, diferente de hoje em que os alunos se transportam até ela, antes as professoras é quem iam ao sítio e voltavam para suas casas, suas famílias, apenas nos finais de semana", recorda.

E acrescenta: "Hoje os alimentos são conservados em geladeiras, em outros tempos a carne era salgada, ou após ser frita, mantida na banha de porco numa lata... a água era retirada dos poços , hoje existem bombas e jorram nas torneiras. A comida era feita em panelas de barro, no fogão à lenha. Hoje existe o gás, micro-ondas, fornos elétricos... Enfim, mostro nesse livro a vida difícil que o homem do campo viveu", ressalta.

 

Costumes de uma época

Daltozo comenta que já nasceu na cidade, mas seu pai sempre foi lavrador, e seu contato então é grande com o povo da roça... Ele, que já conta com dez livros publicados, cada vez que escreve um novo escolhe um tema correspondente a uma época saudosista.

"Aqueles que viveram essa época farão uma viagem sentimental ao passado e a nova geração verá como era sofrida a vida na roça. Já estou pensando em outras obras. Um deles sobre os pioneiros de Martinópolis, principalmente dos que deram nomes às ruas e qual a importância que tiveram na cidade. Outro é um dicionário histórico geográfico do município", acentua.

 

serviço

CONTATO


Aos interessados em adquirir o livro "Costumes e Tradições Rurais", ele estará à venda no 6º Salão do Livro de Presidente Prudente, que começa dia 15, no IBC, no estande da APE (Associação Prudentina dos Escritores). Também pode ser encontrado no Sebo Prudente (R$ 22), ou ainda entrar em contato com o escritor José Carlos Daltozo pelo e-mail jcdaltozo@uol.com.br e/ou pelo telefone (18) 3275-1168.

 

OBRAS DE DALTOZO


1 – "Martinópolis, sua história e sua gente" (1999)

2 – "Banco do Brasil 50 anos em Martinópolis" (2002)

3 – "Álbum histórico e fotográfico de Martinópolis" (2004)

4 – "Cartão-Postal, arte e magia" (2006)

5 – "Loja Maçônica 3 de Maio - 60 anos" (2007)

6 – "Nos trilhos da história" - sobre a Estação Ferroviária Sorocabana (2007)

7 – "Um novo amanhã" - sobre a imigração japonesa (2008)

8 – "60 anos semeando conhecimento" - sobre a Escola João Gomes Martins (2010)

9 – "Fazenda São José" (2010)

10 – "Costumes e tradições rurais" (2014)
Publicidade

Veja também