Matarazzo exibe novo filme de Vicentini Gomez nesta 5ª

“Porto das Moções", um documentário com reconstituição de cenas, mostra a descoberta e exploração do ouro em Cuiabá (MT)

VARIEDADES - Victor Rodrigues

Data 30/04/2015
Horário 07:36

 


O novo filme do prudentino Vicentini Gomez, "Porto das Monções", será exibido nesta quinta-feira, às 19h30, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. Trata-se de um docudrama – documentário com reconstituição de cenas – com roteiro e direção de Gomez, que mostra a descoberta e exploração do ouro em Cuiabá (MT). A censura é livre e a entrada é gratuita.

"O filme faz uma narrativa emocionada deste capítulo fantástico da história, praticamente ausente nos livros didáticos e, ignorado, em outras obras", comenta o diretor.

Segundo ele, a produção conta a trajetória das expedições pelo Rio Tietê nos séculos 17 e 18, quando as expedições comerciais e militares partiam de Araritaguaba, hoje, Porto Feliz. Os batelões – barcos feitos de uma tora única, com até 15 metros de comprimento – eram o meio de navegação.

Jornal O Imparcial Prudentino, que está nesta semana em PP com projeto paralelo, assina roteiro e direção

Gomez diz que o ouro era o objeto de desejo e as viagens que duravam cerca de seis meses era uma grande aventura. Monções é o termo empregado para designar o movimento de navegação fluvial para o oeste, realizado pelos paulistas durante os séculos 17 e 18.

De acordo com a Assessoria de Imprensa da produtora Palha & Cia - Casa de Criação, o trajeto entre Araritaguaba e Cuiabá consumia cerca de cinco meses, o mesmo tempo entre a rota entre Portugal e a Índia. Mas, diferentemente da navegação marítima, que dependia dos ventos, a navegação fluvial dependia da chuva e da cheia para tornar navegável o trajeto. Empregava remos e necessitava da força física. Milhares de pessoas abarrotaram centenas e centenas de grandes canoas e ao longo destes dois séculos, a remo as águas dos rios Tietê, Paraná, Pardo, Coxim, Taquari e afluentes do Paraguai, venceram cachoeiras, intempéries, animais selvagens e ataques indígenas para alcançar a região das minas de ouro.

As monções alargaram as fronteiras do território, plantaram cidades e fomentaram o mercado interno da Colônia. O naturalista francês Auguste de Saint Hilaire, quando conheceu pessoalmente parte da rota fluvial das monções, escreveu no início do século 19: no porto de Araritaguaba tiveram origem essas navegações fluviais que enchem de espanto os europeus acostumados aos seus mesquinhos rios. Dois destacados historiadores escreveram livros sobre o assunto: Afonso de Escragnolle Taunay e Sérgio Buarque de Holanda.

Vicentini Gomez empreendeu em Porto das Monções uma linguagem dinâmica, fluente e clara, mesclando depoimentos de destacados historiadores, geógrafos e especialistas abordando os desígnios dos administradores coloniais a forma de organização das expedições, as embarcações, os ideais e as ambições de seus participantes e as dificuldades da navegação fluvial.

 

Centenário de PP


Nesta semana, Vicentini Gomez cumpre agenda de compromissos em Presidente Prudente com a finalidade de realizar a fase de pesquisa para o longa-metragem que abordará o centenário da cidade, comemorado em 2017.  O principal objetivo da visita é fechar parcerias e patrocínio com empresas e indústrias da região.

O projeto, intitulado "Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente", foi aprovado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) no final de março e a produção ficará por conta da empresa de Gomez, Palha & Cia – Casa de Criação, com  apoio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura). O elenco contará com cerca de 200 atores e nomes do cenário televisivo estão cotados para viverem a trama, como Marcos Caruso, Carlos Briani, Ana Lucia Torre, Rosi Campos, Genésio de Barros e João Acaiabe.

 

FICHA TÉCNICA

Produção, roteiro e direção

Vicentini Gomez

 

Computação gráfica e finalização

Hugo Caserta

 

Trilha Sonora

Renato Pires

 

Elenco

Gésio Amadeu

Claudimir Causin

Enio Gonçalves

Henrique Taubaté Lisboa

Maximiliana Reis

Rosana Diniz, Kátia Campos, Edison Sobral, Gilson Geraldo, João Brusco, Pedro Paulo Vicentini, Toni Gonçalves e mais duas centenas de atores.

 

Depoimentos

Jonas Soares de Souza

Hernani Donato

Paulo Micelli

Julio Abe Wakahara

Almirante Max Justus Guedes

Monsenhor Jamil Abib

Valderez da Silva

Mylton Ottoni

Adolfo Frioli

 
Publicidade

Veja também