Mesmo na pandemia CTA, tem 59 novos casos de HIV 

Previnam-se: centro traz em seus dados a realização de 6.153 testes para o vírus da imunodeficiência humana, 5.876 de sífilis, 3.667 para hepatite B, e 3.674 para hepatite C

PRUDENTE - OSLAINE SILVA

Data 26/07/2020
Horário 12:55
Freepik - Nos primeiros 6 meses deste ano, CTA já realizou 6.153 testes de HIV
Freepik - Nos primeiros 6 meses deste ano, CTA já realizou 6.153 testes de HIV

Mesmo durante a pandemia, infecções por HIV (vírus da imunodeficiência humana), sífilis e hepatites continuam crescentes. De acordo com Jefferson Saviolo, coordenador do Programa DST/Aids de Presidente Prudente, mesmo nesse período de quarentena, permanecem no mesmo patamar, tendo uma média de 10 a 15 novos pacientes positivos por mês. Neste primeiro semestre de 2020 o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) traz em seus dados a realização de 6.153 testes de HIV (59 novos casos); 5.876 de sífilis; 3.667 para hepatite B; e 3.674 para hepatite C.
Em relação à faixa etária não é diferente dos anos anteriores, de 19 a 30 anos, com uma porcentagem muito maior de homens (homossexuais), em torno de 80%. “A procura pelos testes continua a mesma quando pensamos em casos novos de HIV. Aí fica o alerta, o bater na tecla mais uma vez que a população precisa ter cuidado. Se prevenir. Outra coisa importante é de que não fique na dúvida. Caso tenha se exposto de alguma maneira, procure o CTA para fazer o teste o quanto antes”, orienta Jefferson.
Conforme o coordenador, no início de todo esse caos pandêmico, houve uma freada nos testes rápidos, mas já voltou ao normal, com a diferença de que agora estão tendo o cuidado de evitar aglomeração de pessoas dentro do serviço.
“Para aqueles que querem ter o conhecimento do seu estado sorológico, os horários estão sendo marcados por telefone. Já para aqueles que precisam do exame com urgência, são atendidos prontamente”, informa o coordenador do programa DST/Aids.

SERVIÇO
CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento)
Endereço: Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357 - Vila Euclides, Presidente Prudente 
Telefone: 3221-1366

SAIBA MAIS 

Novos casos de aids predominam entre jovens homossexuais

Avanços amenizam efeitos, mas contágio da aids deve ser prevenido

Jovens devem se conscientizar de que a aids continua sem cura

Prudente tem 64 novos casos de aids, alta de 45,4% neste ano

Publicidade

Veja também