Mirante do Paranapanema realiza neste sábado a “2ª Cãominhada”

Ação, que conta com vacinação antirrábica e teste rápido de leishmaniose, quer conscientizar a população sobre a importância de combater a doença

- DA REDAÇÃO

Data 19/08/2023
Horário 07:14
Foto: Cedida
Durante a “2ª Cãominhada” vai ter vacinação antirrábica e teste para diagnóstico de leishmaniose; 1ª edição ocorreu em 2019 (fotos) 
Durante a “2ª Cãominhada” vai ter vacinação antirrábica e teste para diagnóstico de leishmaniose; 1ª edição ocorreu em 2019 (fotos) 

Fechando a Semana de Combate à Leishmaniose, a Prefeitura de Mirante do Paranapanema, através da Secretaria Municipal de Saúde, promove hoje (19), a “2ª Cãominhada”. De acordo com a administração municipal, a ação é totalmente voltada para a conscientização da população quanto à importância dos cuidados e o combate à leishmaniose, que contará com testagem canina para diagnóstico rápido da doença, além de vacinação antirrábica em cães e gatos. Agentes de saúde também vão levar informações para a população participante e comércio local.

A Secretaria de Saúde destaca que, durante todo o ano, a administração municipal realiza diversas ações de combate à leishmaniose, que são intensificadas no mês de agosto, com realização de palestras em escolas e campanhas nas redes sociais.

O início da Cãominhada está marcado para às 8h30 (na Rua Alberto Shigueiro Tanabe, 850 – Sindicato Rural Patronal) e percorrerá ruas do centro da cidade, finalizando na Praça Francisco Farias. Além de testagem rápida e vacinação antirrábica, o momento contará com sorteio de brindes para os participantes que levarem seus pets. A 1ª edição do evento ocorreu em agosto de 2019.

Leishmaniose

Segundo o Ministério da Saúde, a leishmaniose visceral canina é transmitida por meio da picada de insetos conhecidos como mosquito-palha, asa-dura, birigui, entre outros. A transmissão ocorre quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e depois picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da leishmaniose visceral.

Os principais sintomas da leishmaniose em cães são: perda de apetite, emagrecimento, pelo opaco, queda de pelos, aparecimento de feridas na pele, e, num estágio mais avançado, o crescimento exagerado das unhas e perda dos movimentos das patas traseiras.

Os sintomas da doença em humanos são: febre intermitente, fraqueza, perda de apetite, emagrecimento, anemia, aumento do baço e do fígado.

Medidas preventivas, como uso de repelentes e eliminação de criadouros do mosquito-palha, são essenciais. A transmissão direta para humanos é rara, mas os mosquitos-vetores podem transmitir a doença. É importante estar ciente e tomar precauções para proteger tanto os cães quanto as pessoas.

Imunização em Rancharia

Já em Rancharia, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Controle de Vetores, realizou uma campanha de vacinação contra raiva e um levantamento de casos de leishmaniose nos distritos de Agissê e Gardênia. No total, foram imunizados 375 animais entre cães e gatos.

Foto: Cedida

Início da Cãominhada está marcado para às 8h30, na Rua Alberto Shigueiro Tanabe, 850, e percorrerá ruas do centro da cidade

Publicidade

Veja também