Mirante intensifica ações contra raiva e leishmaniose

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 08/11/2022
Horário 05:55
Foto: Cedida
Ação de vacinação contra a raiva e testagem de leishmaniose realizada em Mirante
Ação de vacinação contra a raiva e testagem de leishmaniose realizada em Mirante

A Prefeitura de Mirante do Paranapanema, por meio da Vigilância Epidemiológica e em parceria com o Controle de Zoonoses do município, através do veterinário Pedro Padovan Junior, está realizando uma ação de vacinação contra a raiva em cães e gatos e testes de leishmaniose, em pontos estratégicos das oito unidades de ESFs (Estratégia Saúde da Família) que existem na cidade, distritos e assentamentos.
A ação é realizada aos sábados. Neste próximo sábado (12), a vacinação e a testagem vão ser realizadas no distrito de Cuiabá Paulista, praça central, das 8h às 14h. Segundo a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Mirante do Paranapanema, Rosiane Dias Melo, essa ação já vem sendo realizada há três meses e já foi feita nas quatro ESFs da cidade e no distrito de Costa Machado. “Nesse período já foram vacinados aproximadamente 3 mil cães. Já o teste de leishmaniose foi feito em 100 cães. Desses, 10 testaram positivo para a doença”, explica Rosiane.
Ainda de acordo com a enfermeira, a Vigilância Epidemiológica deu início ao inquérito canino para leishmaniose, em áreas onde existe a probabilidade da doença. “Temos uma região da cidade, onde através de um levantamento feito, percebemos que existe uma vulnerabilidade e preocupação com a doença. Nessa área existem hoje 1,5 mil cães que devem ser testados. Isso pode demorar, mas precisamos prevenir. O importante é a prevenção e não o agravamento da doença”, ressalta Rosiane.

Testagem

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Mirante explica que o processo de testagem nos animais é simples. “Nós coletamos o sangue do animal, levamos para o nosso laboratório aqui em Mirante. Caso o resultado seja positivo, enviamos para uma contraprova no Instituto Adolfo Lutz em Prudente”. Com o resultado em mãos, de acordo com Rosiane, o dono do cão é comunicado. “Nós avisamos o dono, que tem duas opções – fazer o tratamento de forma particular ou a eutanásia”.

Prevenção

Segundo Rosiane, as equipes de saúde e endemias estão sempre orientando os moradores sobre como prevenir a leishmaniose através de panfletos explicativos. A leishmaniose visceral canina não é contagiosa pelo contato direto entre animal e humano. A transmissão se dá pela picada do mosquito-palha que anteriormente tenha sugado o sangue de um animal infectado.
As recomendações para se evitar a leishmaniose são básicas:
- Manter a casa e o quintal limpos, livres de criadouros de insetos, pois o mosquito-palha vive próximo das residências, preferencialmente em lugares úmidos, mais escuros e com acúmulo de material orgânico;
- Colocar tela nas janelas é uma medida de prevenção importante;
- Embalar sempre o lixo.

Publicidade

Veja também