Modalidades focam trabalho com categorias de base

Nos últimos anos, diversas modalidade esportivas vêm realizando projetos focados na busca por talentos

Esportes - PAULO TAROCO

Data 14/09/2017
Horário 15:04

A busca por novos talentos e revelações que possam posteriormente representarem a cidade e até mesmo o país em competições internacionais não é uma exclusividade do atletismo, como já foi citado aqui nesta edição do O Imparcial o trabalho feito pela equipe nas pistas da FCT-Unesp. Nos últimos anos do decorrer desta história centenária, várias modalidades esportivas têm suado bastante, literalmente, e trabalhado bem atentas na busca por essas revelações.

O incansável trabalho não tem prazo definido para terminar e, também, não apenas uma meta específica definida, mas, normalmente, a bússola que guia esses esforços aponta para um norte comum, representar o país já nos próximos Jogos Olímpicos.

Entre as modalidades que podem ser usadas para exemplificar o cenário em Prudente, podemos citar a natação, o caratê, o ainda pouco conhecido badminton, entre outras que aos pouco vêm lutando pelo espaço delas.

 

Natação

A equipe de natação da Semepp é dirigida por Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, e realiza os treinamentos atualmente na piscina de 25 metros da Apea (Associação Prudentina de Esportes Atléticos). Entre os grandes nomes revelados pela natação prudentina no decorrer deste histórico, podemos revelar o último deles até aqui, Fernando Ernesto Pires dos Santos, hoje com 29 anos, e que retornou em 2017 para Prudente, para defender as cores da cidade. Fernando iniciou a carreira como no nadador nas escolinhas da cidade com 8 anos de idade. Em 2004, deixou a cidade rumo a Santos (SP), onde defendeu a equipe Unisanta até 2010. Fernando ainda acumulou passagens pelos Estados Unidos e, de 2011 até o fim do ano passado, defendeu as cores do Corinthians (SP), tradicional equipe da natação brasileira também. Na bagagem até aqui, Fernando traz 10 conquistas de títulos brasileiros, um título sul-americano na prova dos 200 metros e a chegada a seis finais mundiais representando a seleção brasileira da modalidade. Antes de Fernando Ernesto, Adolfo Padilha é outro nadador que pode ser referenciado como exemplo do trabalho feito desse tempo.

 

Artes marciais

Entre os destaques nas artes marciais prudentinas, podemos citar o caratê, onde está a equipe Semepp, treinada por Alexandre Serra. Entretanto, não poderia deixar de ser citado o trabalho na cidade pelo professor Luis Otávio Lacombe, que chegou a treinar inclusive a seleção brasileira, onde dirigiu atletas como a também prudentina Valéria Kumizaki, que ainda compete, mas pela equipe de Itajaí (SC). Entre os destaques da equipe prudentina atualmente, estão os caratecas Gabriel Hamada e Brenda Eduarda de Sá que atualmente compõe o projeto paulista voltado para a formação e treinamento de atletas com potencial para representar o país nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020, devido histórico apresentado pelos atletas em competições até aqui, inclusive já com passagens pela equipe nacional, principalmente no caso de Brenda.

Ainda nas artes marciais, há cerca de um ano, a equipe de judô da Semepp passou a ser treinada por Paulo Costa Júnior, PC. No último dia 2, a equipe obteve uma medalha de ouro e uma de bronze nas finais estaduais da categoria aspirante o que para Paulo “simboliza a evolução do esporte da cidade, que também visará lugares ainda mais altos”. A equipe conta a parceria de outras associações da cidade como a Bushidô e o Centro de Lutas Nelson Morimoto, dirigido pelo professor Nélson que, há cerca de quatro décadas, é personagem atuante no cenário do judô da região.

Ganhando cada vez mais espaço estão também as artes como o kung fu, capoeira, jiu-jitsu e o MMA (Artes Marciais Mistas, na sigla em inglês), onde a cidade tem hoje a representação de Ariane Carnelosi, Sorriso, que pleiteia vaga nas competições mundiais mais importantes da modalidade.

 

Badminton

Desde 2013, o Sesi (Serviço Social da Indústria), de Presidente Prudente, por meio do PAF (Programa Atleta do Futuro), que, em Prudente, tem apadrinhamento do O Imparcial para com o badminton, desenvolve aulas com a modalidade ainda pouco conhecida pelo público local, mas que vem trabalhando também pelo próprio espaço. As aulas da modalidade do Sesi, atualmente, são dirigidas pela professora Mayara Bacarin, em projeto que tem revelado destaques no cenário nacional da modalidade, como Rogério Júnior, paratleta prudentino que sonha e trabalha por uma vaga aos Jogos Paralímpico de Tóquio, no Japão, em 2020.

Publicidade

Veja também