Mosaísta utiliza materiais demolidos para fazer arte

Com pequenos itens, de diversas cores, Mara Soares, de Prudente, forma grandes peças decorativas; obras estão à venda

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 02/08/2016
Horário 08:53
 

Azulejos, pastilhas, smalti (pedra), tesselas, louças, porcelanas entre outros itens coloridos, chamados de materiais demolidos, se transformam em verdadeiras obras de arte nas mãos da terapeuta artística, arte educadora e mosaísta Edmara Soares Horta, conhecida como Mara Soares, 50 anos, de Presidente Prudente. Ela, que sempre trabalhou com aviação, vem divulgar, em O Imparcial, a arte que poucos têm conhecimento: mosaico. Uma técnica que começou por hobby e se tornou, além de sua profissão, uma verdadeira paixão rica em detalhes minuciosos. A partir da foto do seu rosto, em uma moldura com azulejos em mosaico, a artista criou sua marca.

Jornal O Imparcial Mara passa toda sua sensibilidade, amor e muita dedicação

Para Mara, a arte em um todo significa técnica/habilidade, tendo variação em sua definição de acordo com a época e a cultura, por ser arte rupestre, artesanato, da ciência, da religião e da tecnologia. E algo muito importante que o artista, de modo geral, deve ter ao evidenciar o que é belo em seu trabalho, são ética e companheirismo. Coisa que, segundo a mosaísta, está faltando, nos dias de hoje.

"Infelizmente, vejo muitos que só pensam em estar na mídia para terem seus nomes estampados e não para divulgarem seus ‘trabalhos’. Não se pode esquecer que em um primeiro momento as pessoas nem sempre estão ali para comprar, mas para apreciar, contemplar nossas obras. Eu me envolvo em meus trabalhos tentando passar toda a minha sensibilidade, amor, muita dedicação e honestidade", ressalta a artista.

Mara conta que começou a desenvolver suas habilidades como voluntária, em 2010, na rede Feminina de Combate ao Câncer de Curitiba (PR), aonde morou durante oito anos, até 2013. O primeiro foi um muralismo no banco da pediatria do Hospital Erasto Gaertner.

Fez curso com Solange Piffer (técnica Picassiette) e está sempre trocando ideias, buscando conteúdo diversificado com Rita Corveloni Tustumi, conforme ela, uma excelente artista da região. "Brinco com ela dizendo que ‘amo corda seca’,  técnica de pintura com o mosaico, feita em cerâmicas, que poucos conhecem. Sou adepta de técnicas diversificadas, do moderno ao contemporâneo", salienta a mosaísta.

 

Produzindo
Mara comenta que produz peças decorativas para design de interiores, áreas internas e externas, quadros, vasos, móveis entre outros, de acordo com a criatividade de cada pessoa e ou cliente. "O valor de uma obra hoje vai muito do conteúdo da peça e material, para todas as classes sociais", expõe.

Segundo ela, no momento está com uma Galeria de Artes em Prudente, onde deixa amostras de todos os seus trabalhos artísticos. "Gostaria de explicar que Galeria de Artes é diferente de ateliê. Nela, exponho de forma independente amostras de minhas obras, de modo geral, com segurança, iluminação adequada,  podendo ser  visitadas e comercializadas. Não há necessidade de ter um acervo permanente", ressalta.

Mara diz que participou com seus "corações", do trabalho em um muralismo em homenagem a Doctor Favaloro, no Brasil, realizado na Biblioteca Municipal em São Francisco do Sul (SC), com a coordenação de Flor del Ceibo (Los Murales del Doctor Favaloro), com o tema: "Meu coração pra Doutor Rene Favaloro", com a colaboração de vários artistas e mosaístas. A inauguração deste projeto será no dia 26 de agosto na Feira do Livro, no mesmo local.
Projetos futuros

Dentre vários projetos, Mara estará embarcando para Curitiba no próximo dia 20 para preparar os trabalhos que serão apresentados em outubro na exposição "Paz e Bem", com um quadro  de São Francisco de Assis, realizado junto com a profissional Patricia Ono.

Depois, em novembro, estará na mesma cidade em um workshop internacional de mosaicos, realizado com a artista sérvia Andjelka Radojevic, que estará explorando o tema "Retrato e Flor", no ateliê Patrícia Ono Mosaicos.

Para 2017, tem mais novidades. De acordo com a mosaísta, fará uma especialização em Arteterapia para trabalhar a arte do mosaico em presídios/penitenciárias da região. Além de divulgar o seu trabalho, Mara deve, como curadora, trazer artistas de fora para ministrar, assim como ela, workshops por aqui.

 

Gratificante realização

Natural de Santo Anastácio, após anos em Curitiba, Mara retornou para Prudente em 2013 e com mais vontade ainda maior de criar. Segundo ela, a gratificação ao ver um trabalho realizado por suas próprias mãos não tem preço.

"Gosto muito de criar e não copiar. Digo isso sempre. A falta de ética me decepciona, pois Deus nos concede todos os dias uma estrela maravilhosa chamada ‘sol’, qual nasce e brilha para todos nós. Gosto muito de um texto que li no Facebook:  ‘Aquele que  trabalha com as mãos é um operário. Quem  trabalha com as mãos e a cabeça é um artesão. Quem trabalha com as mãos, a cabeça e o coração é um artista!", finaliza.

 
Publicidade

Veja também