Mostra do Divino Mestre Bottosso pode ser conferida no Tênis Clube

Visitação é gratuita e ocorre até 10 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 29/04/2025
Horário 06:30
Foto: Cedida
Trabalhos estão expostos desde o dia 28 de março, na Galeria Takeo Sawada do TCPP
Trabalhos estão expostos desde o dia 28 de março, na Galeria Takeo Sawada do TCPP

Mais uma vez a beleza das obras do professor José Bottosso (in memoriam) é evidenciada em uma exposição para apreciação do público em geral. Desde o dia 28 de março até 10 de maio, seus trabalhos estão expostos na Galeria Takeo Sawada do TCPP (Tênis Clube de Presidente Prudente). A visitação é gratuita.

O curador, Erivaldo dos Santos, o Vadinho ou Eri Santo, como é conhecido, destaca que manter viva toda obra e arte de Bottosso é imprescindível, para que todos tenham conhecimento do seu talento, dedicação e amor empregado em seu trabalho desenvolvido ao longo de mais de oito décadas. 

“Se tem alguém que fez muito pela cultura e fomentou o progresso das artes plásticas em toda a região do oeste paulista, este foi o professor Bottosso. É um artista que deve figurar para sempre como referência e orgulho para a memória de Presidente Prudente”, explana Vadinho, que viaja, literalmente, nas pinceladas do artista em cada tela.

Vadinho, que também é artista plástico, retoma o pensamento de que as autoridades competentes, poder público local e até estadual reconheçam o Divino Mestre, como patrimônio histórico, diante de toda a riqueza em artes que deixou. 

“Por isso é importante que suas obras sejam preservadas através de Tombamento Histórico, porque, como sempre digo, tratam-se de bens de valor histórico, cultural e afetivo”, pontua o curador, citando dentre tantos, o magnifico trabalho de Bottosso na Catedral de São Sebastião, Capela Nossa Senhora Aparecida, Campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e Capela do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo.

Curiosidades sobre Bottosso

O mestre José Bottosso participou com sua arte de 189 exposições coletivas, 35 individuais e ganhou 19 prêmios nacionais e internacionais. Embora ele tenha se despedido da vida terrena em 7 de abril de 2012, deixou sua marca em grandiosas obras que estão aqui, ali e acolá mundo afora. 

As obras do professor estão no Estado de São Paulo, na capital, em São Caetano do Sul, Santos, Campinas, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Getulina, Dracena e em Presidente Venceslau na Igreja Santo Antonio de Lisbôa. No Rio de Janeiro, no Paraná, em Curitiba e Londrina, em Brasília (DF), Salvador (BA), Arraial D’Ajuda (BA), Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT).

Lá fora, em La Paz e Santa Cruz (Bolívia), Valparaizo (Chile), Paysandu (Uruguai), Offenburg e Hamburg (Alemanha), Chicago, Nova Iorque e Welster City-lowa (EUA), Londres (Inglaterra), Paris, Montpellier, Palavas-les-Flots, Marseilles, Sete e Nîmes (França) e Evora (Portugal).

“Divino Mestre"

Vadinho, que fez inclusive uma crônica que homenageia o Divino Mestre, salienta em sua escrita que fazer uma homenagem ao professor Bottosso é algo, fácil e ao mesmo tempo, difícil. “Fácil quando nos lembramos de sua paciência ao ensinar os mistérios das cores e da pintura, com tanta facilidade. Ou quando nos lembramos do seu carinho e cuidado com todos a sua volta quais buscavam e buscarão conhecimento através do seu trabalho produzido em mais de oito décadas. Ao nos lembrarmos o quanto o seu sorriso tornava alegre o nosso dia a dia. Já o difícil é transformar em palavras esses sentimentos!”, exclama Vadinho. 

Para o curador, o maior sinal de espiritualidade é colocar o conhecimento em prática, mas só isso não basta, segundo ele. “É necessário experimentar a capacidade pitoresca e a desenvoltura do artista para se navegar entre os liames da pintura, ora se sobressaindo pela maneira de olhar, ora levando pela inspiração a criar a obra que, uma vez caída no domínio dos olhares de um público jamais será esquecida. Divino Mestre Bottosso causou admiração nas pessoas observadoras pela sua indiscutível criatividade!”, exclama. 

SERVIÇO
A exposição pode ser apreciada no Tênis Clube de Presidente Prudente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h; sábados, e aos domingos e feriados, das 9h às 18h. 

Fotos: Cedidas

Em muitas de suas telas, estão cenas rurais e cotidianas


Bottosso participou com sua arte de 189 exposições coletivas e 35 individuais e ganhou 19 prêmios


Erivaldo dos Santos, curador da mostra: “É um artista que deve figurar para sempre como referência”

Publicidade

Veja também