O Basta de Jesus

DignaIdade

COLUNA - DignaIdade

Data 18/04/2023
Horário 07:00

A novela “Partido Alto" de 1984, de autoria de Glória Perez e Aguinaldo Silva, entrou no catálogo do Globoplay e está acessível para quem não viu ou para quem rever. Dentre seus diversos personagens, o coadjuvante Jesus (Germano Filho) era o pai de uma família simples no bairro do Encantado no Rio de Janeiro. Casado com a intolerante Iara (Ilva Niño), que vivia lhe dando bronca a novela inteira por tudo que acontecesse: era culpa do Jesus. Suas duas filhas também lhe davam trabalho: a bela Cidinha (Elizângela) que dava bola para todo mundo e a patinho feio Salete (Cininha de Paula) que fingia ter falsos acessos pra dizer que estava baixando espírito. Aguentou mudo a novela inteira, até que no final, numa explosão de raiva, após tanto tolerar, disse poucas e boas para a esposa megera, na frente dos vizinhos. Conforme ele falava, Jesus ia se elevando com as imagens das câmaras numa espécie de flutuação: ficou leve, ou foi arrebatado?
    
“Gigantes da Geriatria: os 7 Is” 
O termo síndrome é usado em medicina para um conjunto de sinais ou sintomas observáveis em processos patológicos diferentes. Desta forma, edema, icterícia, anemia, dor abdominal, perda de peso são consideradas verdadeiras síndromes clínicas, uma vez que não representam uma doença única ou causada por só um fator. A geriatria também apresenta verdadeiras síndromes geriátricas e são motivos de amplas abordagens diferenciadas dos especialistas. As síndromes geriátricas se relacionam com aspectos pertinentes ao envelhecimento, fundamentalmente a funcionalidade do idoso. Funcionalidade de uma pessoa idosa é o produto da autonomia e da independência (a capacidade de decidir e fazer por conta própria as questões básicas da vida). Existem condições pertinentes ao envelhecimento que fazem o idoso perder a autonomia e a independência originando verdadeiras síndromes típicas. Existem sete Gigantes da Geriatria ou 7 Is, que são síndromes próprias do idoso: Síndrome da Inabilidade Cognitiva, Síndrome da Instabilidade Postural, Síndrome da Imobilidade, Síndrome da Incapacidade Comunicativa, Síndrome de Incontinência Urinária, Iatrogenia e Insuficiência Familiar. De forma básica e sucinta, cada síndrome dessas determinam prejuízos na autonomia e na independência do idoso. A Síndrome de Inabilidade Cognitiva se refere aos estados demenciais, delirium e depressões severas; A Síndrome de Instabilidade Postural determina quedas do idoso e uma avalanche de complicações delas decorrentes; A Síndrome da Incapacidade Comunicativa engloba idosos com dificuldade de comunicação por afasia (perda da fala nos derrames), perda de visão e audição que isolam o idoso. A Síndrome de Imobilidade refere-se às complicações que vão ocorrendo no idoso acamado por diversas causas. A Síndrome de Incontinência envolvem múltiplas condições que provocam a perda do controle do esfíncter urinário e anal; Iatrogenia são as ações inesperadas ou previsíveis de efeitos colaterais aos tratamentos propostos pelos profissionais de saúde; Insuficiência Familiar quando o idoso não tem parentes que possam ajudá-lo para as necessidades da vida diária, ou quando os tem são insuficientes numericamente ou qualitativamente (sem envolvimento responsável ou eficaz). 

Dica da Semana

Livros 

“Prólogo, Ato e Epílogo: Memórias”
Biografia de Fernanda Montenegro com a colaboração da escritora Marta Góes. Companhia das Letras. A mais reverenciadas das atrizes brasileiras, de carreira notável no teatro, cinema e TV, tendo sido indicada ao Oscar, ao Globo de Ouro e vencedora de um Emmy Internacional, Fernanda Montenegro relembra passagens de sua vida de 93 anos. A carreira, o casamento com Fernando Torres, a chegada dos filhos e o seu amor à Arte. Documento histórico.
 

Publicidade

Veja também