Tempos atrás, quando o Brasil perdeu para a Alemanha na Copa do Mundo de futebol, havia mencionado naquele período o que podíamos aprender com os alemães, e que nos serviu como uma verdadeira lição de estratégias. Se tratando de futebol, sendo que hoje o mundo, por mais que muitos não aderem a essa modalidade, acredito que ela nos permite entender alguns caminhos e que serve como cases, para que saibamos tomar algumas medidas.
Tanto que hoje, CEOs e gestores se utilizam dessas situações em treinamentos, palestras dentro das empresas, instituições e mesmo em repartições públicas, pois se o objetivo é almejar chegar ao pódio, isso nos move e procede através de uma partida de futebol. Essa analogia como recurso pode nos levar muito além das hipóteses que muitos tentam adotar em seus ambientes de trabalho.
Pois bem, se tratando de equipes, e o futebol nos mostra muito bem isso, pois algo dentro desse processo mais relevante prevalecerá a sua forte conduta em qualquer sistema que precisa vencer, o conjunto, ficou claro que eles têm um grande técnico, o resultado não poderia ter sido melhor, a vitória. E essa equipe entendeu que o conjunto precisaria melhorar seu sistema de jogo, se quisessem chegar a algum lugar numa competição.
Esse conceito ficou muito claro a todos que desde seu início viram o que aquela equipe vinha fazendo durante seus jogos. Tudo isso nada mais é de que um trabalho em busca de um resultado, que prevaleça a sua essência no que diz uma verdadeira hegemonia. Utilizando o melhor de cada peça do jogo, explorando os espaços cedidos entre o adversário, no qual o caminho poderá facilitar através do toque de bola chegar no seu destino, o gol. Numa estratégia de visão, seu condutor, o técnico, fez com que cada jogador pudesse tirar o seu melhor, mas sempre de olho em quem estivesse mais próximo para o ataque.
Se por algum momento foi nos apresentados durante o jogo algum jogador com seu ego em êxtase individual, evidentemente que isso não se evidenciava, pois alguém do lado de fora já havia ditado as regras. Eles entenderam que na diversidade pode-se extrair o melhor de cada.
Resumidamente, apenas imaginamos o que foi elaborado e realizado nos bastidores. Onde nos encontros, nos treinamentos, nos vestiários de forma literalmente democrática no conjunto do grupo, foram dadas as cartas por alguém. Meta é onde você mira. Foco é o que você vê. Rotina é o que você faz. Propósito é o que você sente. Se todos estiveram alinhados, todos vencem.