Legislativo machadense concede título de cidadania a Renato Ishikawa

Honraria foi entregue domingo, por contribuição à cultura nipo-brasileira, durante a cerimônia de abertura do 105º Shokonsai 

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 14/07/2025
Horário 22:00
Foto: Cedida/Sérgio Borges/NoFoco
Honraria foi entregue pelos parlamentares José Carlos Cabrera (PSDB), Regina Márcia (PP) e Néia Coronel Goulart (PSDB), autores do PL aprovado pelo Legislativo
Honraria foi entregue pelos parlamentares José Carlos Cabrera (PSDB), Regina Márcia (PP) e Néia Coronel Goulart (PSDB), autores do PL aprovado pelo Legislativo

Na manhã de ontem, os vereadores da 19ª Legislatura da Câmara Municipal de Álvares Machado concederam o título de Cidadão Machadense ao senhor Renato Ishikawa, durante a cerimônia de abertura da 105ª edição do tradicional Shokonsai, que é realizado anualmente no único cemitério japonês do país. 

Com a presença de autoridades e integrantes da Aceam (Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-Brasileira de Álvares Machado), a honraria foi entregue pelos parlamentares José Carlos Cabrera (PSDB), Regina Márcia (PP) e Néia Coronel Goulart (PSDB), autores do projeto de lei aprovado pelo Legislativo.

 "Da mesma forma que brilhou no campo profissional, o homenageado atuou de forma contundente como voluntário em importantes entidades na luta pela preservação da cultura japonesa no Brasil, como também na área hospitalar, deixando como legado a humanização dos serviços prestados. A sua contribuição a Álvares Machado transcende o gesto de doação. Trata-se de uma ação com forte conteúdo cultural, afetivo e comunitário", cita Cabrera.

Nascido em Paraguaçu Paulista no ano de 1938, Ishikawa reside atualmente em Barueri (SP). "E, agora, terá mais uma cidade cravada em sua alma. Um dia de grande festa, onde o Legislativo tem a honra de outorgar e entregar o título de Cidadão Machadense ao senhor Renato Ishikawa", pontua Regina Márcia. 

Renato Ishikawa foi o responsável pela doação das mudas de cerejeira que formam o Parque das Cerejeiras, inaugurado no domingo, no Cemitério Japonês. "A cerejeira, símbolo da beleza súbita da vida na cultura japonesa, agora também florescerá em solo machadense como marco de memória, identidade e paz. A entrega desta homenagem durante o Shokonsai é profundamente representativa, unindo a ação concreta de preservação do patrimônio cultural com o reconhecimento público por parte desta Casa Legislativa", frisa Néia Coronel Goulart.

"Não sei se mereço, mas fico muito honrado com esse título. É um grande compromisso para continuar trabalhando aqui na comunidade do oeste paulista. É uma grande responsabilidade que recebo agora. É um título que recebo com muita alegria", agradece o homenageado.

Publicidade

Veja também