O retorno às aulas

OPINIÃO - Nathália Lisboa

Data 29/01/2020
Horário 04:44

O fim das férias e um ano cheio de perspectivas pela frente batem à porta das famílias. Após o período do recesso, um desafio (re)surge: a volta às aulas. A rotina mais disciplinada, cumprimento de horários e uma infinidade de compromissos que exigem um esforço tanto de pais e filhos em fase escolar.

Voltar para a escola depois das férias, que proporcionam momentos agradáveis e de liberdade, pode criar um sentimento de separação ou ruptura para a criança, tanto para os iniciantes quanto para os veteranos. Podendo apresentar dificuldades de adaptação/readaptação, principalmente se há mudança de horário, turma, professores e, claro, às novas matérias.

O preparo emocional é fundamental para que essa fase não se torne uma tortura. Pelo menos uma semana antes, regule o horário de sono e alimentação, inclua a criança na compra e na organização do material escolar, chame alguns amigos da escola para um encontro com seu filho, assim, ele ficará animado com o retorno.

O diálogo é imprescindível, afinal, a criança tem que ter em mente que o ambiente escolar é um crescimento para sua vida e não um martírio. Ressalte as possibilidades que a escola proporciona: rever os amigos, descobrir novos professores, conhecer novas pessoas, espaços e saberes. Conte suas experiências felizes quando era estudante, e se puder, vá até a escola nos primeiros dias.

O diálogo é imprescindível, afinal, a criança tem que ter em mente que o ambiente escolar é um crescimento para sua vida

Tranquilize seu pequeno em relação ao conteúdo que irá aprender; deixe claro que você e o professor estarão presentes para ajudá-lo no que precisar. Mas caso a criança apresente medo e insegurança, escute-a. Lembre-se que responsabilidades não devem ser premiadas, portanto, nada de presentes com as tarefas alcançadas.

Paciência é a virtude dos responsáveis pela criança nesse momento. Transmita tranquilidade, afinal, tudo é questão de costume. Todos nós já passamos por essa fase e continuamos enfrentando obstáculos com o desconhecido diariamente, por isso, é fundamental criar hábitos saudáveis para que a criança sinta segurança em adquirir conhecimentos.

 

 

 

Publicidade

Veja também