Obra de praça tem entrega prevista para março em PP

Chuvas danificaram parte do calçamento e dificultaram finalização; Sosp diz que espaço no Parque do Povo está 90% concluído

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 31/01/2018
Horário 13:07
Marcio Oliveira, Construção da Praça do Centenário, no Parque do Povo, encontra-se em fase de acabamento da parte estrutural
Marcio Oliveira, Construção da Praça do Centenário, no Parque do Povo, encontra-se em fase de acabamento da parte estrutural

Com uma área de 32 mil m², falta pouco para a Praça do Centenário ser inaugurada em Presidente Prudente. A obra, que teve investimento de R$ 118.021,86, estava prevista para ser entregue em 21 de novembro do ano passado. Contudo, as chuvas frequentes de dezembro e nas primeiras semanas de 2018 danificaram parte de calçamento e dificultaram a sua finalização. Apesar disso, a Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) afirma que a praça está 90% concluída e se encontra em fase de acabamento da parte estrutural.

Em seguida, conforme a Sosp, serão implantados os postes de iluminação, com lâmpadas de led, que são mais eficientes e econômicas do que as tradicionais, e executados os trabalhos de paisagismo. Com isso, a área deve ser entregue à população no mês de março.

O presidente da Comissão do Centenário, Marcelo Costilho, lembra que, mesmo com as chuvas, as equipes continuam trabalhando no local para conseguir entregar a praça o mais rápido possível. Ele aponta que ainda dependem da estabilidade do tempo e que mais 40 a 60 dias serão necessários para a finalização.

 

Projeto

As obras começaram em setembro de 2017 e, conforme informado por Costilho e a Sosp, o projeto visa criar uma representação do mapa de Prudente no solo, com destaque para a localização dos distritos e da Rodovia Raimundo Maiolini, bem como dos rios Mandaguari, Santo Anastácio e Rio do Peixe, que cruzam ou margeiam o território prudentino.

Além disso, a área terá o monumento alusivo aos desbravadores de Prudente: coronéis Francisco de Paula Goulart e José Soares Marcondes, com quase nove metros de altura, sendo um dos principais atrativos do espaço. Ainda haverá em alto relevo no solo a “Rosa dos Ventos”, que representa a posição da praça em relação aos pontos cardeais.

“Vamos colocar uma cápsula do tempo na praça, no dia da inauguração, para ser aberta nos 150 anos. Nela, os órgãos irão deixar uma mensagem, para que vejam o que era pensado no centenário”, conta Costilho. No total, a comissão realizou 484 eventos no ano passado, dos quais se destacam o selo comemorativo, desenvolvido com o Correios; o filme, bosque e hino do centenário; concurso da miss centenária; e o jantar do centenário com os ex-prefeitos.

 

Expectativas

A dona de casa Maria Luci Ribeiro, 51 anos, disse que espera um espaço que possa ter momentos de lazer com os sobrinhos, aos domingos. “Com a correria, nem reparava na obra, mas parando para observar da para ver o desenho da praça. Se o espaço atender todas as expectativas, tudo bem demorar um pouco mais. Acho que vai ser um local bom para as famílias”, opina.

Ter mais um espaço de lazer na cidade é visto de forma positiva pela comerciante Rute Keiko Nissimoto Rocha, 61 anos, que caminha pelo Parque do Povo diariamente. Ela conta que os monumentos construídos chamaram a sua atenção pelo fato do espaço ser utilizado de outra maneira. “Vai ser útil para muita gente. Meus filhos levam os netos para brincar no parque e a praça será mais uma opção”, afirma.

Publicidade

Veja também