Operação prende criminoso que aplicava golpes em correntistas

Indivíduo foi detido na capital paulista após fazer vítimas em Regente Feijó, Álvares Machado, Mirante do Paranapanema, Emilianópolis e Santo Anastácio

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 13/08/2020
Horário 09:09
Polícia Civil - Indivíduo foi preso na zona norte de São Paulo
Polícia Civil - Indivíduo foi preso na zona norte de São Paulo

A Polícia Civil cumpriu nesta manhã dois mandados de busca e apreensão na zona norte de São Paulo. Os alvos foram membros de uma associação criminosa que aplicava golpes em correntistas, inclusive, na região de Presidente Prudente. Um homem foi preso e outro está foragido.

Conforme o Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), a operação "Callidus" foi coordenada pelo delegado Deminis Sevilha Salvucci, de Regente Feijó, com o apoio da Delegacia Seccional de Prudente e do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) da capital.

De acordo com a Polícia Civil, os dois indivíduos investigados fingiam ser funcionários de bancos. Eles ligavam para as vítimas, informavam a respeito de supostas compras on-line e pediam a confirmação das transações.

No momento em que elas diziam que não haviam feito compra alguma, eram direcionadas para outra ligação onde tentariam bloquear o cartão. 

“A pessoa que fazia o atendimento, além de não bloquear, ainda tirava mais informações a respeito dos costumes de uso do cartão utilizados pela vítima, obtendo senhas e dados pessoais”, explica a Polícia Civil. Na sequência, um dos estelionatários, que se passava por funcionário do banco, ia até a casa da vítima para recolher o cartão.

operação callidus

A polícia identificou vítimas em Mirante do Paranapanema, Santo Anastácio, Emilianópolis, Álvares Machado e Regente Feijó. Na última cidade foi onde iniciou a investigação, que resultou nos mandados cumpridos nesta manhã. 

Inclusive, os autores foram reconhecidos por meio de câmera de monitoramento eletrônico cedido por uma das vítimas.

Durante os mandados de busca e apreensão, além de quantia em dinheiro, foram apreendidos celulares, máquinas de cartão, notebook e diversos materiais relacionados com o estelionato. Na casa do outro investigado, que está foragido, também foram apreendidas evidências que serão analisadas.

Conforme a Polícia Civil, o preso será conduzido para a Delegacia de Presidente Prudente onde será interrogado.

Publicidade

Veja também