Paratleta prudentino participa do Internacional de Parabadminton

Integrante da equipe do Sesi (Serviço Social da Indústria), Rogério Xavier representará o Brasil na competição, que ocorre na próxima semana, em Lima, capital do Peru

Esportes - PAULO TAROCO

Data 29/07/2017
Horário 12:48
Marcio Oliveira, Atleta realizou ontem o último treino antes do embarque para o Peru
Marcio Oliveira, Atleta realizou ontem o último treino antes do embarque para o Peru

O paratleta prudentino Rogério Júnior Xavier de Oliveira, 16 anos, embarca segunda-feira para Lima, capital do Peru, onde representa o Brasil no 2º Internacional do Peru de Parabadminton. A competição está prevista para começar na terça-feira e vai até sexta-feira. O paratleta é integrante da equipe do PAF (Programa Atleta do Futuro), do Sesi (Serviço Social da Indústria), que tem como “empresa madrinha” o jornal O Imparcial, que apoia o badminton durante os treinamentos e competições.

O prudentino se inscreveu para participar na categoria individual SL4 (para atletas com comprometimento predominante dos membros inferiores), na qual integra. Entretanto, Rogério Júnior decidiu deixar em aberto a participação nas disputas em duplas, uma vez que o parceiro de competições, Luiz Henrique dos Santos, atleta da categoria SL3 (para atletas com deficiência em membros superiores e inferiores), confirmou que não estará presente.

A decisão foi tomada em conjunto com sua treinadora, Mayara Bacarin. Luiz Henrique, parceiro habitual, é paratleta da equipe de Campinas (SP). Com a ausência do companheiro confirmada, o prudentino poderá formar dupla com outro paratleta de qualquer país, que estiver na mesma situação, “o que é autorizado pela organização do evento”, explica a técnica. Na manhã de ontem, eles realizaram o último treino, no Sesi do Parque Furquim, em Presidente Prudente, antes do embarque para o Peru.

 

Jornal O Imparcial

Foto: Marcio Oliveria, Treinadora do Sesi, Mayara Bacarin, destaca evolução de seu pupilo

 

Juventude e experiência

Rogério Júnior abandonou a natação e começou no parabadminton há cerca de 3 anos, quando conheceu o programa do Sesi com a modalidade, que já tinha cerca de um ano de existência. “A convite de uma professora, aceitei e foi amor à primeira vista. Nem imaginaria que, rapidamente, já estaria brigando por medalhas no esporte”, conta o paratleta.

No começo do mês, Rogério Júnior venceu a 2ª Etapa Nacional de Parabadminton, realizada em Teresina (PI). O torneio peruano será a segunda experiência internacional da carreira do prudentino. No final do ano passado, ele participou do Torneio Internacional da Colômbia e do Pan-americano de Parabadminton, disputados na sequência em Medellín, na Colômbia. Na ocasião, o prudentino ficou com a prata em ambas as competições. “De lá para cá ele evolui ainda mais. Serviu como incentivo”, avalia Mayara Bacarin

A treinadora ainda explica que, no Peru, o prudentino terá como principais adversários um atleta da Guatemala, vencedor das competições na Colômbia do ano passado, além de um atleta do Japão, “país muito forte na modalidade”, diz a treinadora. O paratleta prudentino afirma que, além de servir como experiência para competições como a do Peru, a etapa colombiana serviu como motivação para sonhar com metas ainda mais relevantes. “Tenho encontrado muito apoio e incentivo na equipe, desde que cheguei. E, com essas experiências, mantenho o foco em lutar por uma vaga às Paralímpiadas”, declara Rogério Júnior.

Publicidade

Veja também