Pecuaristas da região vacinam 91.835 animais contra brucelose 

Cristiano Machado

Melhor índice vacinal da região foi obtido pela EDA de Andradina, com 16.463, dos 16.535 animais registrados, ou seja, 99,56%

COLUNA - Cristiano Machado

Data 10/02/2022
Horário 07:00

Levantamento divulgado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo aponta que agropecuaristas da região de Presidente Prudente vacinaram 91.835 animais contra brucelose. Nos municípios que fazem parte do EDA (Escritório de Defesa Agropecuária) de Presidente Prudente, foram vacinados 27.420 animais (do total de 28.736, ou seja, índice de 95,42%).  
Na EDA de Presidente Venceslau, foram 31.587 bovídeas das 32.370 catalogadas (índice vacinal de 97,58%). Já na EDA de Dracena, foram 16.365 (do universo de 16.492, ou seja, 99,23% do total). Entretanto, o melhor índice vacinal da região foi obtido pela EDA de Andradina, com 16.463, dos 16.535 animais registrados, ou seja, 99,56%. 
Em nível estadual, foi registrado novo recorde anual de cobertura vacinal contra a brucelose, com 97,02% das fêmeas bovídeas (bovinas e bubalinas), com idade entre 3 e 8 meses, vacinadas, superando o índice do ano anterior que foi de 95,71%. Os dados foram emitidos pelo sistema informatizado Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal), vinculado à Coordenadoria de Defesa Agropecuária.
 A vacinação contra a brucelose é obrigatória no Estado desde 2002 e é feita uma única vez na vida das fêmeas bovinas ou bubalinas. A declaração junto ao sistema é registrada pelo produtor a cada semestre.

Dados do segundo semestre de 2021
O índice de vacinação do segundo semestre de 2021, que inclui as fêmeas bovídeas vacinadas entre o mês de junho e dezembro, foi de 96,11%. Das 388.397 fêmeas bovinas com registro no sistema, 373.293 foram imunizadas e 15.104 bezerras deixaram de ser. Os animais aptos à vacinação estavam distribuídos em 42.290 propriedades e destas, 39.264 (92,84%) declararam a vacinação.
Como medida excepcional e para alinhar os calendários de vacinação da febre aftosa e da brucelose em função de dificuldades dos produtores em adquirir vacinas para aftosa, a imunização durante o segundo semestre de 2021 foi prorrogada até o dia 31 de dezembro, e o prazo para o produtor efetuar a declaração também se estendeu até 7 de janeiro de 2022.
Sobre as bezerras que deixaram de receber a vacina até os 8 meses de idade, o veterinário explica que os proprietários precisam regularizar a situação junto ao serviço oficial de defesa agropecuária para poder movimentar normalmente seus animais. (Com informações da Agricultura SP)

WendersonAraujo/Trilux/CNA

“Consideramos que a escalada da taxa Selic desde março/2021 não foi dimensionada quando da formulação do orçamento 2022, o que compromete novas operações de crédito em 2022, assim como as tão necessárias renegociações de prazos de reembolso do crédito nas regiões cuja produção agropecuária foi significativamente impactada pela seca ou por chuvas excessivas”.
João Martins, presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), em ofício encaminhado ao governo federal e a parlamentares, na terça, com pedido de apoio para a adoção de medidas para recompor o orçamento de 2022 nas ações de equalização das taxas de juros do crédito rural, por meio de projeto de lei de crédito suplementar.

Lei que transfere títulos definitivos a assentados beneficiará quase 5 mil famílias na região de PP

Deputados estaduais aprovaram o Projeto de Lei 410/2021, que transfere, em definitivo, terras pertencentes ao Estado para produtores rurais assentados que fazem o uso do espaço há, pelo menos, dez anos ou que tenham a sua concessão há cinco anos. 
Existem 98 assentamentos estaduais na região de Presidente Prudente. São, ao todo, 4.913 famílias (20 mil pessoas) em 13 municípios. Todas têm condições de ser beneficiadas pela lei, informou o Itesp. 
Já em nível estadual, ao todo, a medida deve impactar 30 mil pessoas das 7.133 famílias que vivem em 140 assentamentos estaduais distribuídos por 150 mil hectares.
O projeto é de autoria do governo do Estado. E a aprovação ocorreu na terça-feira, dia 8. Foram 57 votos favoráveis e quatro contrários. O texto segue agora para sanção ou veto, total ou parcial, do governador João Doria.

Como será? 
De acordo com a proposta, a transferência poderá ser feita com a expedição de um laudo da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e sob o pagamento de 5% do valor médio por hectare, podendo ser parcelado por até dez anos. Anteriormente, a quantia a ser paga deveria ser de 10%. 
Ainda é especificado que em áreas localizadas em mais de um município, prevalecerá o menor valor do hectare constante na tabela oficial do Instituto de Economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento. Além disso, o projeto esclarece que o montante obtido com a titulação será revertido para a aplicação no desenvolvimento dos planos públicos de valorização e aproveitamento dos recursos fundiários, bem como na execução das finalidades institucionais do Itesp.
Entre outras obrigações dos beneficiários, está a exigência de que o título não poderá passar por negociações por um período de dez anos, contados a partir da data de sua concessão. Também não será permitida a transferência do imóvel recebido para pessoa jurídica; pessoa física, proprietária ou que tenham imóvel que faça parte dos planos do Itesp, ou que possua qualquer outro imóvel rural, exceto quando se tratar de trabalhadores da área com terras insuficientes para garantia de sua subsistência; além de não permitir que a terra seja dividida.
O uso das terras deve ser mantido com a destinação agrícola e de exploração familiar, além de ter que respeitar a legislação ambiental, em especial a manutenção e a preservação das áreas de reserva legal. (Com informações da Fundação Itesp).

AgriculturaSP/Divulgação 

Região de Prudente tem, ao todo, 4.913 famílias assentadas (20 mil pessoas) em 13 municípios 

Publicidade

Veja também