Piquerobi se mobiliza em favor da fé e monta tapete de 430 metros

REGIÃO - Jean Ramalho

Data 27/05/2016
Horário 10:10
Apesar do feriado nacional, a quinta-feira foi dia de muito trabalho para grande parte da população da cidade de Piquerobi. O município abriga a mais tradicional e maior festa de Corpus Christi da região de Presidente Prudente e, por isso, não faltaram tarefas para os funcionários da Prefeitura da cidade e para os fiéis da Paróquia São Miguel. Os voluntários se revezaram na confecção e ornamentação dos habituais tapetes e nos serviços relativos à quermesse realizada no local. Pelo menos 10 mil pessoas eram esperadas na comemoração, que está inserida no Calendário Turístico do Estado de São Paulo.

Jornal O Imparcial Tapete enfeitou as ruas no entorno da Paróquia São Miguel

Os preparativos para adornar as ruas começaram bem cedo pelos voluntários. Um deles era o funcionário público Victor Vergani, 29 anos. Com a ajuda dos amigos e munido de pedras granilhas e sprays, o munícipe confeccionou uma imagem que representava a crucificação de Cristo. O tapete trazia a inscrição "Pai, perdoa-lhes", em alusão à frase dita por Jesus ao morrer na cruz, e foi preparado sem o apoio de moldes, apenas seguindo um esboço pintado no chão.

"Fizemos um desenho antes no chão e depois viemos cobrindo com as pedras. É muito difícil fazer rostos, geralmente é mais fácil fazer outros desenhos, mas todo ano fazemos e acredito que o resultado deste ano foi o melhor de todos os tempos", considera o funcionário público.

Segundo a coordenadora do evento, Ângela Rodrigues Soares, ao todo o tapete mediu 430 metros e enfeitou as ruas no entorno da Paróquia São Miguel, com pedras de calcário, brita e granilha, além de areia, isopor, tintas látex e sprays. Sobre ele, o Santíssimo estava programado para ser levado em procissão por volta das 18h, precedido por uma missa campal na praça da matriz, às 21h.

Contudo, até a realização dos rituais religiosos, os voluntários ainda tiveram muito trabalho, principalmente na praça de alimentação da quermesse. "É um dia dedicado a nossa devoção e à igreja. Com nossa dedicação, tentamos passar aos visitantes nossa fé e nosso cuidado pela igreja. Então, depois de confeccionar o tapete, ajudo também nas barracas da quermesse", reforça Victor Vergani.

 

Apoio popular

Todo esse cuidado, segundo o padre José Alves de Siqueira Neto, é abraçado por cerca de 400 pessoas de todos os segmentos da sociedade de Piquerobi. "A população se dedica ao evento, por isso a festa é tão bonita e tão grande", afirma. Com isso, além de atrair turistas e visitantes ao município, normalmente pacato, o religioso cita que os fiéis cumprem os mandamentos e conselhos de Deus.

"É um feriado religioso, portanto é um dia que deve ser guardado e reservado pra Deus, como afirma o mandamento. Além disso, aproveitamos a data para professar nossa fé e dar testemunho público daquilo que acreditamos e vivemos", reforça padre José Alves. Além da procissão, da missa e da quermesse, o evento contou também com um show baile com a banda Fruto Proibido, assim como uma praça de alimentação com cerca de 70 barracas onde todo tipo de alimentação.
Publicidade

Veja também