Polícia Ambiental encerra operação na região

“Francisco de Assis” teve como foco a preservação da fauna em 53 municípios 

REGIÃO - ROBERTO KAWASAKI

Data 10/10/2020
Horário 04:00
Roberto Kawasaki - Couro de onça foi apreendido em Álvares Machado
Roberto Kawasaki - Couro de onça foi apreendido em Álvares Machado

A Polícia Militar Ambiental encerrou ontem a Operação Francisco de Assis, que ocorreu simultaneamente em todo o Estado de São Paulo entre quinta e sexta-feira. Na região de Presidente Prudente, a corporação apreendeu aves que estavam em cativeiros, recolheu jabutis criados irregularmente, e atendeu a ocorrências de rinha de galo e queimada em vegetação.

Conforme o 1º-tenente-PM Thiago Soto Torres, da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental, as vistorias ocorreram em endereços alvos de denúncias à corporação, na área que abrange 53 municípios. “A operação visa à preservação da fauna, combater a prática da caça, o comércio ilegal de animais, sendo esse o terceiro maior tráfico mundial que fomenta a questões biológicas e o próprio fato de ter um animal em casa”, explica. 

Dentre as ações que mais se destacaram na região, está a apreensão de pássaros em Indiana, onde também foi recolhido um alçapão com uma ave preparada para atrair outros pássaros. Além desse, também houve a apreensão de couro de onça pintada em Álvares Machado; flagrantes que renderam autuações aos infratores que assumiram os crimes. 

De acordo com o tenente, a partir do momento em que é feita a apreensão, os animais passam por uma análise, em que é verificada a condição física e psicológica deles para saber se estão aptos ou não para serem soltos na natureza.

“Se estiver em estado bravio [o que indica ser recém-capturado], e for da fauna regional, a gente faz a soltura nos locais adequados. Mas, se estiver machucado ou criado laços humanos, são destinados à Apass [Associação Protetora de Animais Silvestres de Assis] ou à Cidade da Criança  de Presidente Prudente”, explica. 

População consciente

Com base nos trabalhos feitos pela 3ª Companhia, o tenente Thiago afirma que a população está mais consciente quanto à proteção animal. “Atualmente, não encontramos mais que três ou quatro animais [em imóveis vistoriados], diferente de quatro anos atrás onde encontrávamos até 20”, lembra. 

O tenente ainda salienta que sempre que há operações e reportagens veiculadas sobre apreensões de animais em cativeiros, os números de denúncias aumentam. Para quem mora em Presidente Prudente, as denúncias podem ser feitas pelo 3906-9200; já nas regiões das demais bases, como a de Panorama, Presidente Epitácio, Dracena, Rosana e Teodoro Sampaio, a denúncia pode ser feita pelo 190.

Operação Francisco de Assis - região de Pres. Prudente

Propriedades rurais fiscalizadas

14

Pessoas abordadas

43

Auto de infração (flora)

16

Auto de infração (caça)

11

Valor de multas aplicadas

R$ 1.720.500,00

Animais silvestres apreendidos (jabutis)

3

Armadilha-Alçapão

3

Gaiolas

7

Aves silvestres

11

Fonte: Polícia Militar Ambiental

 

Fotos: Roberto Kawasaki

polícia ambiental realiza operação contra crimes à fauna silvestre na região de presidente prudente
Se animais estiverem aptos, são destinados à natureza

polícia ambiental combate crime contra a fauna silvestre na região de presidente prudente
Tenente Thiago lembra do apoio da população

SAIBA MAIS

Polícia Ambiental deflagra operação em todo o Estado de São Paulo

Imóvel em Indiana é alvo de apreensão de aves em cativeiro

Polícia Ambiental monitora áreas degradadas via satélite 

Polícia Ambiental resgata aves de cativeiro em Mirante do Paranapanema

Polícia Ambiental resgata aves de cativeiro em Mirante do Paranapanema

Publicidade

Veja também