Programação do #Seja Gentil segue com bate-papo hoje no Matarazzo

VARIEDADES - Oslaine Silva

Data 14/04/2016
Horário 10:26
Como parte da programação do Movimento de Mobilização Social #Seja Gentil, a Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente, recebe esta noite, às 19h30, para um bate-papo com o tema "Gentileza gera gentileza", o psicólogo Rubens Afonso, a pedagoga Mara Elisa Capovilla Martins de Macedo e o advogado Osvaldo Sereia. O evento é gratuito.

A ideia desse movimento, que é uma iniciativa do Colégio Braga Mello, consiste em reunir parceiros de vários segmentos sociais para integração e socialização de ações simples e viáveis que promovam discussões sobre as condições da vida das pessoas em geral. E busca contribuir com o surgimento de uma consciência capaz de causar mudanças mais significativas nas relações interpessoais, consolidando a gentileza de seus atos e atitudes.

Jornal O Imparcial Mara pontuará sobre importância de se colocar no lugar do outro

De acordo com Rubens, as pessoas estão cada vez mais distantes umas das outras. Falta respeito, intimidade, responsabilidades para com o próximo, muita gente nas ruas e sequer são notadas. "Cada vez mais estamos vendo máquinas tomando lugar das pessoas e com isso o distanciamento do ser humano. Ser gentil é olhar e fazer algo para alguém. São infinitas as ações de gentileza que podemos fazer um pelo outro, como um simples bom dia, parar o carro para que o outro passe... Enfim, a ideia do projeto é essa, chamar a atenção para que as pessoas se reestruturem nessa proximidade", adianta um pouco sobre o que abordará o psicólogo.

 

Educação


Mara Elisa diz que foi convidada a participar como educadora e explanará sobre a perspectiva da educação formal escolar que ao longo do tempo se distanciou da formação do ser humano. E, segundo ela, não é possível falar de gentileza sem entender e falar de alteridade, de se colocar no lugar do outro, pois na lógica para se constituir uma individualidade um coletivo é necessário.

Conforme a pedagoga, no momento que se faz isso, indica o desejo de ter uma relação pacífica e de diálogo. Mara explica que a educação escolarizada não trabalha essa relação de mim comigo mesmo, eu com o outro e eu e a sociedade, como deveria.

"Fica tudo muito subliminar. Forma-se um profissional e não uma pessoa íntegra que vive a vida mesmo, o que chamo de alfabetização pessoal, ou seja, ensino ao meu aluno que ele deve ser alguém que compreende ele mesmo e o outro. Falarei um pouco do ponto de partida para iniciar esse processo", destaca a pedagoga.

 

Campanha


Estão previstas até o dia 17 de junho pelo menos 200 ações na cidade, que inclui desde educação no trânsito, até dança circular, música com coral dos servidores públicos municipais, fórum, teatro, passeios ciclísticos e intervenções em espaços públicos. A campanha de mobilização social #Seja Gentil tem parceria da Prefeitura e apoio do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) e da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

 

Programação


Seguindo a programação, amanhã no mesmo horário e local terá exibição do filme "O Garoto", direção de Charles Chaplin. No enredo, uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido e percebe que ela não poderá dar aos seu filho todo o carinho que ele precisa. Assim, ela deixa seu bebê no banco de trás de um luxuoso carro e coloca um bilhete junto à criança, pedindo que quem o encontrar, que o ame. Ocorre que o veículo é encontrado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela.

No sábado, também de Chaplin, passará "Tempos Modernos", outro filme que vale a pena assistir. E entender a finalidade do movimento.
Publicidade

Veja também