Provedor da santa casa de Venceslau é afastado

REGIÃO - Bruno Saia

Data 03/06/2016
Horário 09:52
 

O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau, Antonio José Aldrighi dos Santos, foi afastado do cargo, pela Polícia Civil, em decorrência de uma medida cautelar, cumprida durante a Operação Sanctorum, realizada ontem na cidade. Os policiais iniciaram a ação no início da manhã, que também levou à prisão de operadores de um suposto desvio de verbas parlamentares destinadas a recuperar as santas casas. De acordo com informações da CPJ (Central de Polícia Judiciária) da cidade, foram cumpridos 15 mandados, dos quais dez de busca e apreensão, cinco de prisão temporária e mais a medida que levou ao afastamento do provedor.

Ainda segundo informações dos policiais, a operação ocorre simultaneamente em três Estados (São Paulo, Mato Grosso e Goiás), e, recolhe provas sobre esquema que pode ter desviado aproximadamente R$ 20 milhões somente no interior paulista.

Jornal O Imparcial Polícia apreendeu documentos no hospital e na casa do provedor

"Segundo revelaram os três meses de investigações, a organização criminosa que superfaturou notas fiscais no interior do Estado é operada pelos mesmos líderes que operaram a máfia das ambulâncias, denominados de sanguessugas", ressalta nota enviada pelo órgão de segurança.

Os líderes da organização foram presos na Cuiabá (MT) pela Polícia Civil paulista e outras prisões ocorreram em Presidente Prudente e também em Aparecida de Goiânia (GO). Ainda foram realizadas diligências por policiais civis em Carapicuíba (SP) e Goiânia (GO), sedes das empresas que seriam "fantasmas" e registradas em nome de "laranjas".

Até o fim da tarde de ontem, ainda eram realizadas análises de documentos e também a primeira oitiva de preso, na CPJ, em Venceslau, referentes ao inquérito policial presidido pelo delegado Everson Contelli. Em entrevista ao "Portal Bueno", o delegado revelou que os presos estão sendo indiciados pela emissão de notas fiscais fraudulentas e que o provedor do hospital, na condição de investigado, foi afastado para não prejudicar o trabalho dos policiais civis. "Agora vamos continuar analisando documentos apreendidos e os interrogatórios realizados hoje ", destaca a autoridade, informando que houve apreensão de material na casa de Antônio José e também na santa casa.

 

Afastamento


O Departamento de Relações Públicas da santa casa informa que, até o momento, não tem nada a declarar sobre a operação e aguarda um posicionamento do Conselho Fiscal da unidade para se manifestar sobre o afastamento do provedor. A reportagem também tentou contatar Antonio José Aldrighi, mas sem sucesso.
Publicidade

Veja também