Prudentinos se unem e formam time de airsoft

ESPORTE DE AÇÃO Equipe 18° G.O.T.A (Grupo de Operações Táticas Airsoft) se reúne aos domingos, em uma chácara entre Prudente e Marcondes

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 08/12/2017
Horário 12:42
Cedida, Maioria das partidas são feitas em mata fechada com permissão do proprietário da área
Cedida, Maioria das partidas são feitas em mata fechada com permissão do proprietário da área

Todos os domingos, por volta das 13h, os praticantes do airsoft se encontram para o “game”, como é chamado por Gilberto da Silva Júnior, um dos participantes que é conhecido no grupo como Juninho. O local é uma chácara localizada na divisa entre Presidente Prudente e Alfredo Marcondes, na rodovia Júlio Budisk (SP-501). As partidas são realizadas em mata fechada ou CQB (combate a curta distância). Por jogo, cerca de 25 a 35 pessoas formam duas equipes.

O airsoft é um esporte regulamentado no Brasil através do decreto nº 3.665, de 20 de novembro de 2000. Os participantes dos jogos se vestem com uniformes camuflados e equipamentos de proteção, como óculos, máscaras e capacetes, e buscam objetivos simulando diversas situações de combates. Para isso, são utilizados equipamentos que disparam bolinhas de plástico, chamadas de BBS. Essas bolinhas são rígidas, não possuindo nenhum tipo de tinta, ou sistema de marcação. Um dos fatores que o diferencia do conhecido paintball.

O esporte surgiu no Japão na década de 1970, sendo hoje um esporte muito popular em todo o mundo. O airsoft é um jogo cujo pilar principal é a honra dos jogadores. Assim, quando um jogador é atingido, imediatamente ele identifica que foi acertado e sai do jogo. A honestidade dos jogadores é então, fundamental para o desenrolar do esporte. Sem ela, o airsoft não continua.

Cada partida tem uma missão. “Pode ser resgatar bandeira, as vezes uma equipe tem que ficar no território e a outra tem que invadir para implantar bandeira”, explica Giberto. Para cada partida, é necessário ser usado equipamentos de segurança que necessitam de licenciamento do exército e quem participa assina um termo de responsabilidade. “Respeitamos os limites de segurança, tudo dentro das normas” afirma.

Além da diversão, o airsoft desenvolve em seus participantes noções de estratégia, lógica, coordenação, sobrevivência e trabalho em equipe. Não há nenhuma vinculação política, paramilitar, separatista, revolucionária ou criminosa. O que existem são pessoas que procuram se divertir com os amigos, baseados na honra, segurança e respeito às leis.

 

Homenagem

O nome do grupo - 18° G.O.T.A (Grupo de Operações Táticas Airsoft) criado em novembro de 2016 – é uma homenagem ao 18° BPM-I (Batalhão da Polícia Militar do Interior) do Estado de São Paulo, com base em Presidente Prudente. “A gente conhece muita gente, o pessoal é bacana. Admiramos o trabalho dos militares. Por isso homenageamos o pessoal da polícia militar.”, explica o integrante.

Publicidade

Veja também