Qual estrela tu segues na vida?

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 08/01/2023
Horário 05:03

Traçar um projeto de mudança de vida requer uma certa dose de disciplina, de autoconfiança e perseverança. Mesmo correndo o risco de ver esmorecer o ardor dos primeiros passos ou dos primeiros dias, a esperança de poder ver o esplendor da luz da conquista e da vitória no horizonte de cada amanhecer, ou do entardecer, vai alimentar as tuas forças, ajudando-te a perseverar na caminhada. A estrela que iluminou o caminho percorrido pelos Magos não foi percebida em Jerusalém. Os Magos nos ensinam a não termos medo de nos colocar a caminho, para irmos ao encontro do Senhor, mesmo se, às vezes, temos que mudar de direção, percorrendo uma longa e fatigante jornada de conversão, para podermos chegar ao objetivo. Destes homens sábios que souberam conservar a simplicidade de uma criança, manifestada no encontro com “a criança”, podemos aprender a percorrer um caminho de discípulos, que se alegram pela presença e pelo encontro com o Mestre, na Manjedoura, na Cruz e na Eucaristia.  A viagem mais difícil para muitos, talvez não seja aquela de atravessar as escaldantes areias dos desertos para encontrar a “Luz”, mas enfrentar a viagem interior, o caminho que passa pelo coração, seguindo a estrela que brilha através do amor-compaixão. Creio que a Festa do Batismo de Jesus, que encerra as celebrações do Natal, pode ser também um momento oportuno para recordarmos os compromissos do nosso batismo. Através dele, renascemos em nome da Santíssima Trindade, como filhos e filhas de Deus, e somos acolhidos na Igreja, comunidade de fé. Acolhidos não por acaso, mas para vivermos uma missão, a de testemunharmos Jesus Cristo. Penso que no mundo temos muitos meios e modos de testemunhar a nossa fé no dia a dia na família, na escola, no local de trabalho, participando nas celebrações da comunidade ou nos colocando a serviço do Senhor nos vários ministérios, tão necessários para o fortalecimento da comunhão e o cultivo da vida de fé nas comunidades. Quando nos dispomos a servir o Senhor, saímos do nosso isolamento, e deixamos a indiferença de lado, para dar um novo sentido à nossa vida. A graça de poder servir a Deus e aos irmãos, através dos ministérios na comunidade e na ação missionária, pode também ajudar a despertar nos jovens a vocação, o sentido da corresponsabilidade e do compromisso em relação à vida e às fragilidades e feridas, que atingem uma grande parcela do nosso povo. “Aquilo que os olhos não veem o coração não sente”. Jesus viu o sofrimento do povo, encontrando-o ao longo do caminho. (Autor: Dom José Gislon, Bispo de Caxias do Sul (RS).

MINI SERMÃO:
Solenidade da Epifania do Senhor (Mt 2,1-12)

O nascimento de Jesus causa que sentimento em você? Se O ama: alegria. Se teme perder seus privilégios: medo. Você entregaria o governo de sua vida para Jesus? Ao invés de ofertar mirra, incenso e ouro, oferte sua liberdade! Somente assim conseguirá voltar pelo outro caminho: aquele oposto a morte! Ninguém volta pelo mesmo caminho ao se encontrar com Jesus. Ele não veio aqui a passeio. Deram-lhe um começo mal e terminou pior. Fez isso por amor, pois quem ama não se tranca em si, mas se manifesta! (Autor: Padre Rafael Moreira Campos).

AGENDA PAROQUIAL: Paróquia Nossa Senhora de Fátima - Presidente Venceslau
- Missas -
Sábado: às 18h - Capela Nossa Senhora Aparecida e às 19h30 - Igreja Matriz;     
Domingo: às 7h - Capela São Judas Tadeu, às 8h30 - Capela Nosso Senhor do Bonfim, às 10h - Igreja Matriz, às 17h - Capela Santa Edwiges e às 19h - Igreja Matriz

MENSAGEM DO PAPA:
Hoje, solenidade da Epifania, o Evangelho fala-nos dos Magos que, chegando a Belém, abrem as suas arcas e oferecem a Jesus ouro, incenso e mirra (cf. Mt 2, 11). Esses sábios do Oriente são famosos pelos presentes que deram; porém, pensando em sua história, poderíamos dizer que eles, antes de tudo, recebem três dons: três dons preciosos que dizem respeito também a nós. Vejamos quais são. O primeiro é o dom do chamado. Eles se sentiram chamados a ir além. Isto é importante também para nós: somos chamados a não nos contentarmos, a buscar o Senhor saindo da nossa zona de conforto, caminhando em direção a Ele com os outros, mergulhando-nos na realidade. Porque Deus chama todos os dias, aqui e hoje, em nosso mundo. Os Magos falam-nos depois de um segundo dom: o discernimento. Sabem fazer a distinção entre a meta do percurso destino e as tentações que encontram pelo caminho. Deixam o palácio de Herodes e, atentos aos sinais de Deus, para ali não voltam mais, mas voltam por outro caminho. Como é importante saber distinguir a meta da vida das tentações do caminho! Por fim, os Magos falam-nos de um terceiro dom: a surpresa. Depois de uma longa viagem, o que esses homens de alto nível social encontram? Uma criança com sua mãe. Acolhem a surpresa de Deus e vivem com encanto o encontro com Ele, adorando-o: na pequenez reconhecem o rosto de Deus. Todos somos chamados por Jesus, todos podemos discernir a sua presença, todos podemos experimentar as suas surpresas. (Fonte: www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2023)

Padre Rafael Moreira Campos
Adm. Paroquial Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Pres. Venceslau/SP
"Ouse ser o melhor. Ame!"
Instagram @eu_rafaelmoreira
Facebook www.facebook.com/rafaelmoreiracampos
Informações: Cúria Diocesana (18) 3918-5000
 

Publicidade

Veja também