Reunião define regras para debate com candidatos a prefeito de Prudente

Sabatina será realizada pela TV Band Paulista em parceria com O Imparcial, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente e a Rádio Comercial AM

Eleições - GABRIEL BUOSI

Data 23/09/2020
Horário 07:15
Sinomar Calmona - Reunião na tarde de ontem definiu os detalhes do debate com os candidatos
Sinomar Calmona - Reunião na tarde de ontem definiu os detalhes do debate com os candidatos

No dia 1º de outubro, a TV Band Paulista de Presidente Prudente realiza o tradicional debate com os candidatos a prefeito do município, em uma parceria da emissora com O Imparcial, a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em Presidente Prudente e a Rádio Comercial AM. Na tarde de ontem, mais uma fase foi concluída para a sabatina com os concorrentes, com a exposição e explicação das regras e os sorteios com as ordens de intervenções do debate, que tem início às 22h30, com duração prevista de duas horas e meia.
De acordo com o diretor-executivo da TV Band Paulista, Rodolpho Neves, ao término do encontro ocorreu a aprovação necessária de dois terços dos candidatos, sendo que, assim, todos os preparativos que antecedem o encontro do dia 1º e precisavam ser feitos, foram concluídos. “A importância dessa oportunidade está em abrirmos o espaço da emissora para que o eleitor tenha consciência de escolher o melhor candidato em termos de propostas”, aponta. 
Na ocasião, foi explicada a legislação eleitoral que garante acesso ao debate àqueles candidatos cujo partido tenha até cinco representantes parlamentares, entre deputados federais e senadores, de forma que, os demais, possuem participação facultativa por parte da organização. Desta forma, dos 12 candidatos, 10 participarão do debate, com exceção dos representantes do PTC e PRTB. “Em virtude da pandemia, e que requer protocolos de segurança, optamos por chamar apenas os aptos ao debate”, apontou Rodolpho. Os demais, no entanto, terão a oportunidade de ser entrevistados pelo jornal Band Cidade, em data oportuna.

Legislação eleitoral

Para o presidente da OAB prudentina, Wesley Cardoso Cotini, o encontro de ontem foi importante para que as regras fossem aprovadas pelos candidatos e seus representantes, o que, futuramente, evitará que surjam eventuais problemas ou reclamações em relação às propostas apresentadas. “Encaminharemos tudo o que foi decidido para a Justiça Eleitoral, e participaremos no dia do debate, para sanar dúvidas em eventuais contestações por parte dos candidatos”. 
O advogado especializado em Direito Eleitoral, que acompanha e analisa as regras, Américo Ribeiro Magro, ressaltou que a medida de ontem representa o cumprimento da legislação eleitoral, que exige o fato de as regras da emissora serem objeto de ciência para aprovação dos candidatos aptos a participar, o que “garante a isonomia e sem tratamento diferenciado ou discriminatório. É a igualdade de oportunidade em todas as etapas do processo, algo importante na democracia”. 
O diretor de O Imparcial, Sinomar Calmona, por fim, destacou que se trata de “um evento em prol da democracia, aberto para todos os candidatos apresentarem suas propostas e serem questionados por elas”.

SAIBA MAIS

Debate com candidatos a prefeito de Prudente ocorre em 1º de outubro

Publicidade

Veja também