Sem chuvas, Feira de Profissões mantém recorde de público

Balanço final mostra que cerca de 10 mil pessoas e 175 escolas passaram pelo Salão do Limoeiro durante os cinco dias de evento; mais de 330 oficinas práticas foram realizadas

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 22/09/2023
Horário 20:57
Foto: Ector Gervasoni
No último dia da feira, 65 escolas e cerca de 3,2 mil alunos do ensino médio visitaram estandes dos cursos no Salão do Limoeiro
No último dia da feira, 65 escolas e cerca de 3,2 mil alunos do ensino médio visitaram estandes dos cursos no Salão do Limoeiro

Uma semana crucial que agora mais do que nunca deve refletir na tomada de decisão quanto ao futuro profissional de milhares de jovens do ensino médio. Assim dá pra resumir a experiência de quem visitou neste ano a Feira de Profissões 2023 da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Considerada o maior evento educacional realizado na região de Presidente Prudente, a Feira manteve a tradição de sucesso do começo ao fim, e neste ano, diferentemente da edição passada, não choveu em nenhum dos cinco dias, motivo que também contribuiu para uma participação efetiva do público.

Os números oficiais mostram que cerca de 10 mil visitantes tiveram a oportunidade de conhecer de pertinho todo o universo acadêmico da universidade conceito máximo (Nota 5) pelo MEC (Ministério da Educação) e que fortalece diariamente, dentro e fora de seus campi, o tripé ensino, pesquisa e extensão. E uma coisa é certa: tanto os alunos das escolas participantes, quanto os visitantes que passaram pela feira de forma independente (por meio de inscrição na modalidade individual) identificaram nos estandes e oficinas práticas oferecidas, inúmeras possibilidades de ascensão e sucesso profissional que o estudo proporciona.

Em mais uma edição histórica que colocou os jovens “frente a frente” com suas possíveis profissões do futuro, o número de escolas também surpreendeu. Ao todo, 175 entre públicas e privadas dos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná, passaram pelo Salão do Limoeiro, onde foram montados os estandes. O sucesso foi visto também na realização de cada uma das oficinas práticas realizadas em prédios e laboratórios do campus 2. Juntas, elas totalizaram nesta edição mais de 330 em diversas áreas do conhecimento. Um trabalho incansável em equipe que uniu todas as graduações da Unoeste, nas modalidades presencial e EAD, além dos cursos técnicos.

Com o tema “Experimente o futuro” e recheada de novidades, a edição 2023 mobilizou mais de 500 pessoas trabalhando, entre acadêmicos, professores, coordenadores e funcionários da Unoeste. E, além de alunos, professores e demais interessados nas atrações da Feira, na quarta (20) ela também recebeu as visitas do diretor geral da Apec (mantenedora da Unoeste) Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, do pró-reitor Acadêmico Dr. José Eduardo Creste, e do assessor de Reitoria, jornalista Ismael Silva. No último dia, foi lindo ver também a visita especial da Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos de Presidente Prudente. Os assistidos estavam acompanhados de seis responsáveis, entre eles a diretora técnica educacional e doutora em Fisioterapia, Eliana Chagas. Além da visita nos estandes, eles também participaram de algumas oficinas práticas.

Visitantes encantados

Aluna do 2º ano do ensino médio, Ana Letícia de Santana Toso, de 16 anos, foi conhecer a Feira de Profissões pela Escola Estadual Francisco Piergentile, que fica no município de Rosana. Ela se encantou com o estande da Medicina, onde teve a oportunidade de experimentar num dos robôs o procedimento de intubação orotraqueal, que é justamente aquele que visa estabelecer o controle definitivo da via aérea. “Desde que eu era pequena eu sempre tive muito interesse por essa área, e algo que conquista muito meu coração. Eu assisto filmes e séries como Grey’s Anatomy por exemplo. Essa última, eu já assisti umas três vezes 17 temporadas, é algo que chama minha atenção e eu quero me esforçar muito pra conseguir ser médica. É meu sonho”, dizia entusiasmada com a experiência.

Visitante pela Escola Estadual de João Ramalho, a aluna Jhulia Carolainy Silva Ricarte, de 14 anos, se encantou com o estande do curso de Estética e Cosmética. Nele, ela foi submetida até a um procedimento estético para normalização da pele e inibição de bactérias como àquelas que causam acnes, por exemplo. “Achei muito legal a dinâmica aqui, gostei a respeito da coloração e quando vi o procedimento com o laser eu gostei. É uma área que eu me identifico muito e posso sim vir a fazer, já que é uma graduação rápida, de três anos”, lembrou.

Já as amigas do terceirão do Colégio Criarte, Larissa de Oliveira Souza e Maria Mariah Santos Aguilar, ambas com 17 anos, adoraram o estande da Gastronomia. Inclusive nele as duas vestiram as tão famosas domas e por instantes se sentiram chefs profissionais. “Eu adoro comida, é sempre bom comer, e aí me interessou muito sobre cupcakes, porque sou fanática por doce, e confeitaria me cativa muito. Então não tenha dúvidas de que Gastronomia será uma das minhas opções na hora de me inscrever no vestibular, até porque além da comida em si, a gente desenvolve habilidades, técnicas e certamente tem muitas experiências que no dia a dia não temos em casa”, dizia a Larissa.

“É muito bom conhecer todas essas profissões, e a Feira nos permite isso. A gente sai da caixinha, porque às vezes fica preso em alguma. Aqui são várias possibilidades. Eu já tenho duas opções em vista: Gastronomia, porque desde criança gosto de estar na cozinha com meus familiares, então é uma coisa que já vem de gerações, e Medicina Veterinária porque eu amo animais. Então esse momento pra mim é muito importante, é a hora que me ajuda a descobrir o que realmente eu quero fazer”, emendou a colega Maria Mariah.

Foto: Emerson Sanchez

Estudante Ana Letícia de Santana Toso viveu a experiência de fazer uma intubação orotraqueal no estande da Medicina

Leia mais:

Feira de Profissões da Unoeste oferece mais de 300 oficinas gratuitas

Vale a pena apreciar a Feira de Profissões

Feira de Profissões começa bem e é comparada em alto nível

Feira de Profissões espera mais de 10 mil pessoas em 5 dias

Publicidade

Veja também