Seu metabolismo é lento ou acelerado?

Jair Rodrigues Garcia Júnior

 “Meu metabolismo é lento” pode ser inserido no rol das “lendas urbanas”. Realmente, alguns comem pouco e ganham peso com certa facilidade, enquanto outros parecem comer sem limites e não ganham peso. Mais isso ocorre com poucos, num extremo ou no outro, pois a maioria de nós tem o metabolismo normal, ou seja, nem lento, nem acelerado.

METABOLISMO
Metabolismo ou taxa metabólica é o termo usado para o conjunto de reações químicas das células. A velocidade das reações depende de alguns fatores, principalmente de estímulos do sistema nervoso autonômico e dos hormônios da glândula tireóide (T3 e T4). Outro fator que faz aumentar o metabolismo é a massa muscular, pois é o tecido que representa quase metade do peso corporal, é metabolicamente ativo e o que mais gasta energia.

MEDIDA
O metabolismo pode ser medido de duas formas. Uma delas depende do equipamento câmara calorimétrica, que mede a variação da temperatura no ambiente onde está o indivíduo. A partir da variação da temperatura pode ser calculado o gasto energético. A outra opção é medir o consumo de O2, ou seja, quanto está sendo usado de O2 para produzir energia. O valor do consumo de O2 (em L) é multiplicado por 5, para estimar o gasto energético.

QUANTO
A taxa metabólica média é de 3,5 mL O2/Kg/min em repouso. Então, basta multiplicar o valor de 3,5 pelo seu peso e número de minutos do dia, para ter um valor estimado do gasto energético diário em repouso (não é o gasto total diário). É claro que existem diferenças entre as pessoas e alguns podem gastar menos ou mais que 3,5 mL O2/Kg/min, porém a maioria fica próxima dessa média. Os poucos indivíduos que apresentam variações discrepantes da média, têm algum distúrbio endócrino ou metabólico.

POUPADORES
Num estudo de Levine e colegas publicado na revista Science, um grupo de indivíduos consumiu +1000 Kcal/d além da necessidade durante 8 semanas. Eles verificavam o destino do excesso de energia, se era acumulado na forma de gordura ou gasto ativando a termogênese sem exercício (NEAT - nonexercise activity thermogenesis ou termogênese adaptativa), mecanismo para manter a temperatura corporal e também para evitar o acúmulo. Verificaram que alguns indivíduos acumulavam mais (os “poupadores”) e outros menos gordura, pois ativaram mais a NEAT (os “gastadores”). Essa característica não é modificável, mas é possível modular o metabolismo.

MODULAÇÃO
O metabolismo pode ser modulado de forma aguda e crônica. De forma aguda você pode ingerir café, termogênicos (sem drogas) ou fazer exercício físico, que é o “mais potente” termogênico. Claro que não é recomendado ingerir excessos de café ou termogênicos, usados como pré-treino, e muito menos drogas análogas às anfetaminas e hormônios T3 e T4, usadas para perda de peso. São perigosos! De forma crônica, a única forma natural é aumentar a massa muscular (nada de exageros), praticando regularmente exercícios de força. O maior volume muscular mantém o metabolismo ligeiramente aumentado mesmo nas várias horas de repouso.

De forma crônica, a única forma natural de modular o metabolismo é aumentar a massa muscular, praticando regularmente exercícios de força.

 

Publicidade

Veja também