Seu sistema “Detox” tem limite: cuidado!

Jair Rodrigues Garcia Júnior

Quando vejo alguns “gurus das dietas” oferecendo produtos ou estratégias detox, penso de duas uma: ou essa pessoa não estudou Fisiologia, Bioquímica e não tem uma boa fonte de informação ou então está querendo me enganar. Quando o “guru especialista” afirma que beber refrigerante acidifica os líquidos corporais, tenho certeza de que se trata de ignorância (em fisiologia) em sua forma pura.

DETOXIFICAÇÃO
É realizada pelo sistema excretor urinário com a participação importante do fígado, responsável pelo metabolismo central. É um sistema que funciona em “fluxo contínuo”, como os demais sistemas fisiológicos, de acordo com a demanda, ou seja, não é necessário voluntariamente “dar o start” ou melhorá-lo tomando as “fórmulas mágicas detox”. Felizmente, pois a maioria dos seres humanos não sabe “se precisa ou não” e não perde tempo em ingerir sucos e alimentos detox.

ADITIVOS ETC
Os aditivos (corante, flavorizante etc) presentes nos alimentos ultraprocessados, os agrotóxicos dos vegetais mal lavados, os corantes naturais de alguns alimentos (ex. beterraba), as vitaminas e minerais em excesso nas cápsulas, os aminoácidos e a creatina em excesso nos suplementos, os medicamentos, hormônios etc, são em geral metabolizados (transformados) pelo fígado para eliminação pelos rins na urina. O que você precisa fazer para que o processo seja eficiente? Nada! Apenas não consuma o que não precisa e será eliminado.

PÉ-NA-JACA
Foi na feijoada da sua associação e comeu demais (muita gordura)? Foi na festinha de aniversário e comeu muitos doces (excesso de açúcar)? Gordura e açúcar não saem na urina e parte do excesso é armazenada como gordura. Não há dieta detox neste ou em outro planeta que mude isso. O mesmo vale para enfiar o pé-na-jaca com caipirinhas, cerveja e outros fermentados e destilados. Álcool não sai na urina (apenas a água sai); é metabolizado no fígado e transformado em gordura.

ÁGUA
É o único nutriente necessário e realmente importante para a detoxificação, pois funciona como veículo para as substâncias em excesso no corpo e outras de descarte que podem ser tóxicas e devem ser eliminadas. Portanto, ingerir suco de fruta batido com alguma verdura como couve, trás benefícios pelo seu valor nutritivo de vitaminas, minerais, fibras e fitoquímicos, talvez pelo efeito diurético, mas não tem qualquer efeito no sistema fisiológico de detoxificação.

LIMITES
Cada substância consumida (ex. medicamentos, hormônios, suplementos, agrotóxicos) tem um tempo específico para o clearance (transformação e eliminação), que faz parte dos mecanismos de proteção contra intoxicação. Quando o excesso é grande, ultrapassa o limite superior de segurança, ou seja, os mecanismos de proteção ficam sobrecarregados e são sobrepujados. As dicas: (1) consuma apenas o que você realmente precisa e (2) consulte uma nutricionista para ajustar sua dieta e orientar sobre necessidade de suplemento para a função ótima e o melhor desempenho.

 Quando o excesso é grande, ultrapassa o limite superior de segurança, ou seja, os mecanismos de proteção ficam sobrecarregados e são sobrepujados.

 

Veja também