Sicredi realiza encontro nacional de jornalistas, no RS

PRUDENTE - SINOMAR CALMONA

Data 31/12/2022
Horário 05:25
Foto: Cedida
Agência modelo do Sicredi em Nova Petrópolis: atração turística da cidade
Agência modelo do Sicredi em Nova Petrópolis: atração turística da cidade

Profissionais de imprensa de todo Brasil participaram, nos dias 15 e 16 de dezembro, do Encontro Nacional de Jornalistas, promovido pela cooperativa de crédito Sicredi, em Porto Alegre (RS), no primeiro dia, e em Nova Petrópolis, berço do cooperativismo de crédito nacional, no segundo dia.
Em Porto Alegre, os jornalistas foram ao Centro Administrativo Sicredi (POA), único prédio no Brasil com certificação platinum de sustentabilidade. Fernando Dallagnesi, presidente do Conselho de Administração do Sicredi, apresentou os números do cooperativismo financeiro: já são mais de 763 cooperativas de crédito no Brasil, atendendo 13,9 milhões de associados e gerando 90 mil empregos.
Em seguida, o diretor-presidente do Banco Cooperativo Sicredi, César Bochi, abordou dados e números do Sicredi, salientando impactos socioeconômicos das cooperativas de crédito nas comunidades. Disse que nas localidades que possuem uma cooperativa de crédito, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita municipal é 5,6% maior das que aquelas que não têm. Além disso, nestes locais, os empregos formais estão 6,2% maiores, os salários 1% maiores e o número de estabelecimentos tem uma alta de 15,7%.
Elissa MacCarter LaBorde, CEO do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), apresentou palestra por videoconferência com tradução simultânea, sobre o contexto internacional do cooperativismo de crédito. Depois, a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Fabíola Motta, falou sobre a reformulação do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC). Ressaltou que os ativos do sistema de cooperativas de crédito mais que triplicou de tamanho, desde 2010, no Brasil.  

Berço do cooperativismo

O evento continuou no dia 16, com a viagem do grupo a Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha. A pequena cidade é o berço do cooperativismo de crédito nacional. Foi lá que, nos idos de 1902, o padre holandês Theodor Amstad lançou o modelo de cooperativismo que deu origem à Sicredi. 
Primeiro, os jornalistas conheceram o impressionante espaço Sicredi, uma agência experimental que conta com coworking, auditório, lounge externo, espaço aberto ao público, carregador para carro elétrico e uma arquitetura inspirada no estilo germânico enxaimel. O presidente do Conselho de Administração da Sicredi Pioneira RS, Tiago Schmidt, compartilhou números, ações e iniciativas da cooperativa, destacando que a cooperativa exerce papel singular em sua região, reconhecendo a vocação econômica local. Em Nova Petrópolis, 60% da população é associada à cooperativa. 
Depois, os jornalistas visitaram Linha Imperial, para conhecer os lugares por onde o padre Amstad passou, como a Paróquia São Lourenço Martir, onde se encontram seus restos mortais. Na frente da capela, foram à praça construída em homenagem ao patrono do Sicredi e depois conheceram a histórica Caixa Rural de Nova Petrópolis, a primeira cooperativa de crédito do Brasil.

Fotos: Cedidas


Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre, único prédio no Brasil com certificação platinum de sustentabilidade


Em Linha Imperial: homenagem ao padre Amstad, patrono do cooperativismo de crédito brasileiro


Histórica Caixa Rural de Nova Petrópolis, primeira cooperativa de credito do Brasil, que deu origem ao Sicredi

Publicidade

Veja também