Simpósio integrado discute saúde do idoso

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/10/2016
Horário 10:36

 



              

O cronograma de atividades da Semana do Idoso, no HR (Hospital Regional) de Presidente Prudente Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, em Presidente Prudente, encerra hoje com o 1º Simpósio Integrado de Envelhecimento. O evento se estende durante todo o dia, no anfiteatro do HR, e conta com palestras sobre cuidados com idosos, avaliação global sobre o organismo e a fisiologia do envelhecimento, além dos serviços de atenção e proteção disponíveis na sociedade.

O simpósio será aberto às 9h, com palestra da equipe de coordenação do Hospital São Matheus, de São Paulo. Esta foi a primeira unidade de saúde a receber o selo "Amigo do Idoso", outorgado pela Secretaria de Estado da Saúde às unidades de saúde que atendem às necessidades da população idosa. O HR também pleiteia esta certificação e já desenvolve trabalhos para obtenção do selo inicial.

Jornal O Imparcial Oficina de sensibilização para o envelhecimento simula dificuldades enfrentadas por idosos

Outro destaque na agenda é a palestra do coordenador da rede cuidados paliativos do Hospital das Clínicas de São Paulo, Douglas Crispim. Sua apresentação está prevista para às 15h20. O evento faz parte da programação oficial da Semana Municipal do Idoso, promovido pelo Hospital Regional, Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Prefeitura de Prudente, Delegacia do Idoso do Estado de São Paulo, Unimed, Grupo Athia e Sesc.

 

Oficina


A programação da Semana do Idoso foi aberta na segunda-feira, a partir das 8h30, com uma oficina de sensibilização para o envelhecimento, que funcionou até ontem. Trata-se de um circuito que simula algumas das dificuldades enfrentadas pelo idoso, em decorrência das limitações físicas naturais a esta faixa etária.

A intenção é fazer com que o público sinta na pele o que é ser idoso em uma sociedade que ainda não está plenamente estruturada para atender essa parcela crescente da população. "Subir escadas íngremes, andar em terrenos acidentados e irregulares, ou mesmo ser atendido pela sociedade de forma impaciente e descortês diante de suas limitações, dificultam a vida da população idosa", relata a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional do HR, Marcela Hamada Tassi.

Segundo Marcela, todos os mais de 2 mil funcionários do hospital serão convidados a participar da experiência, de forma a criar uma "cultura" de respeito ao idoso, que representa boa parte dos pacientes das unidades de internação. "A partir do momento em que você sente o que é ser idoso, você muda a visão que tem sobre ele. É isso que queremos atingir com esta oficina", diz.

 
Publicidade

Veja também