Sindicato quer ampliar horário do comércio

PRUDENTE - Jean Ramalho

Data 24/07/2016
Horário 08:46

 


Em artigo divulgado em seu site oficial e assinado pelo presidente Vitalino Crellis, o Sincomercio (Sindicato do Comércio Varejista de Presidente Prudente) defende a plena "liberdade para o exercício da atividade comercial". De acordo com o órgão, tal liberdade incidiria inclusive no funcionamento do comércio aos domingos e feriados, sobretudo, em "períodos diferenciados", como em datas próximas aos dias de pagamento. O problema é que a ideia encontra objeção entre comerciantes e comerciários que, em suma, consideram a proposta "inviável e desnecessária".

Jornal O Imparcial Valter Ricardo Silva: "Gastos seriam maiores que os lucros"

Segundo o presidente do sindicato, a hipótese de abrir o comércio do centro da cidade aos domingos e feriados surgiu durante uma assembleia realizada dias antes do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, comemorado em 9 de julho, que neste ano caiu em um sábado. Conforme ele, a proposta era que as lojas abrissem naquela ocasião, bem como durante os primeiros domingos ou feriados de cada mês, para aproveitar o período de pagamento dos compradores.

"Tivemos um feriado que coincidiu de cair no sábado e nesse tipo de feriado o comércio tem que abrir suas portas, pois sábado já é um dia de muito movimento, quanto mais na época do pagamento. Então, queremos que o comércio seja aberto, porque é a época que a população tem dinheiro para gastar e fazer suas compras", comenta Vitalino.

Sem apoio dos comerciários, as lojas do centro permaneceram fechadas no feriado de 9 de julho. No entanto, o presidente do Sincomercio não desistiu de implantar sua ideia, que classifica em seu artigo como a "evolução natural das sociedades", como também a "causa e consequência do avanço e da modernidade social". Mesmo sem uma proposta oficial, Vitalino Crellis espera implantar o modelo por meio de conversas e tratativas com representantes do setor.

 

Condições

Segundo o presidente, em seu artigo, a abertura aos domingos e feriados viria condicionada "à preservação integral dos direitos dos trabalhadores", com a remuneração pelo dia trabalhado, assim como com um dia de folga durante a semana. Além disso, para ele, a medida poderia assegurar ganhos adicionais aos comerciantes e melhorar a arrecadação do município. "O comércio fechado no domingo e feriados próximos ao dia de pagamento é ruim para quem vende, pois não é só o comerciante que perde, o governo também, que deixa de arrecadar tributos sobre as vendas e prestações de serviços", argumenta.

Outro agravante, para o presidente, é a atual conjuntura econômica do país, que fez com que o comércio varejista de Prudente e região registrasse uma queda de 0,2% no comparativo entre o primeiro quadrimestre deste ano e o mesmo período de 2015, conforme pesquisa da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo). "É um retrocesso inimaginável cerrar as portas do comércio em geral aos sábados, domingos e feriados, seja em períodos de plena estabilidade e crescimento econômico, seja principalmente em momentos de recessão econômica e adversidade social, como a atual", completa.

 

Objeções

A questão é que a opinião do presidente do Sincomercio não é unanimidade entre comerciantes e comerciários. É o caso do proprietário do Lojão do 9, Valter Ricardo Silva. Para ele, a medida causaria um aumento nos gastos, enquanto os lucros adicionais seriam irrisórios. "Creio que haveria um acréscimo nas vendas, mas esse aumento não cobriria as despesas adicionais, pois os gastos também seriam maiores", considera.

O ponto de vista dele é semelhante ao da gerente da Ótica Especializada, Florinéia Alves Rodrigues, que acredita ainda que não haveria movimento de compradores. "O comércio já não tem movimento no sábado à tarde, quanto mais domingo. Então acredito que seria inviável. Os shoppings são movimentados aos domingos, pois têm estrutura, já o centro não teria essa condição de receber o público", relata.

 

(((((FALA POVO)))))


 

Qual é sua opinião?

Você concorda com a abertura do comércio de Prudente aos domingos e feriados?

Fotos: Marcio Oliveira

 

Foto 502

Não. Domingos e feriados foram feitos pra descansar. O comércio já funciona aos sábados.

Marcelo Gomes da Silva, 23, conferente

 

Foto 503

Não. Os empregados já trabalham a semana inteira e agora também nos dias de descanso?

Sebastião Inácio dos Santos, 80, aposentado

 

Foto 504

Não. O comércio já está devagar durante a semana, quanto mais aos domingos e feriados.

Luis Miguel Araújo, 39, auxiliar de farmácia

 

Foto 505

Não. Acredito que o funcionamento aos sábados já seja suficiente para o faturamento.

Alan Oliveira, 17, estudante
Publicidade

Veja também