Sonho de casa própria se torna realidade

Famílias se emocionam ao receber as chaves de seus lares durante a entrega das residências pela Pacaembu Construtora; diretor de engenharia da empresa fala de moradias dignas

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 16/08/2020
Horário 05:02
Weverson Nascimento: 666 famílias, desde 14 de agosto, possuem oficialmente casa própria
Weverson Nascimento: 666 famílias, desde 14 de agosto, possuem oficialmente casa própria

Os olhos da auxiliar de limpeza Márcia Aparecida Fernandes, 45 anos, encheram-se de lágrimas ao receber a chave da casa própria. Ela e o marido, o marmorista Devair Carvalhais, 44 anos, devidamente paramentados com máscaras de proteção, foram uns dos primeiros a comparecerem ao Vida Nova Pacaembu, o novo bairro de Presidente Prudente, e, por isso, tiveram a honra de participar da cerimônia de inauguração. O empreendimento da Pacaembu construtora, conta com 666 casas com acesso pela Rodovia Ângelo Rena, Km 3, Mandaqui. Todas as famílias retiraram as chaves de casa entre os dias 13 e 14 deste mês, todos com horário marcado de meia em meia hora, para evitar aglomerações.

“Desde que começamos nossa vida [de casados], estivemos em busca do nosso local, mas os financiamentos precisavam de entradas muito altas, e nós somos daqueles que trabalhamos para viver. Então, a Pacaembu deu essa oportunidade e era o que precisávamos e conseguíamos”, pontua Márcia. Ela e Devair vivem em uma casa que pertence à família do marido e sempre sonharam ter um espaço próprio. Eles mudam para a casa já nesta semana, ainda que, como explica o diretor de engenharia da Pacaembu, José Stucki Júnior, a ocupação das casas já estivesse liberada, tanto que várias famílias pegaram as chaves e se mudaram no mesmo dia.

“Meu sonho era ter meu canto, para mim, meu marido e meus dois filhos!”
Márcia Aparecida Fernandes

Stucki orgulha-se de participar da entrega de quase 700 sonhos, como ele faz questão de enfatizar, e tem razão, já que, emocionada, Márcia declara: “Meu sonho era ter meu canto, para mim, meu marido e meus dois filhos!” Sonho dela e de tantas outras famílias. Outros novos moradores do bairro são Luciana Bezerra Silva, 43 anos, e Pedro Luciano da Cruz, 45 anos. Casados há 25 anos, moravam em uma residência cedida pela mãe de Pedro, mas agora, ao lado do pequeno Pedro Gabriel, de 6 anos, podem dizer que morarão em seu verdadeiro lar. Eles, antes de se mudarem, farão reformas na casa para deixá-la do jeito que sempre sonharam.

Lugar digno para viver

José Stucki Jr., representando a Pacaembu, diz que o bairro foi pensado como um local de infraestrutura completa e com moradias dignas: São dois quartos, sala, cozinha, área de serviços coberta, cerâmica, banheiro revestido ,laje e telhas de concreto. Aqui vai um detalhe fundamental: Por Prudente ser conhecida como uma cidade quente, o empreendimento priorizou o conforto térmico das residências. As estruturas de concreto cumprem a função de manter a casa mais fresca, com auxílio do projeto de ventilação cruzada, com porta de entrada e saída.

Stucki lembra, ainda, que diversos espaços foram reservados para lotes comerciais. Já há acordos com açougues, distribuidora de gás de cozinha, farmácias, e a pretensão é que logo hajam supermercados, padarias e afins, fazendo do bairro um local independente, pois o planejamento é crescer ainda mais. Na última semana foi entregue a fase 1 do projeto. Em breve, ocorre o lançamento da fase 2 com início das vendas e expectativa de início da construção neste ano. Em seguida, será lançada a terceira e última fase. No fim das contas, o novo bairro contará com 2000 casas e famílias.

Concomitante à fase 3, Stucki e o prefeito de Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PSDB), afirmam que chegarão ao local departamentos públicos como escola, unidade de saúde e Cras (Centro de Referência de Assistência Social).

Família adota cachorra durante entrega das chaves da casa própria

Cedida

Depois de receberem as chaves da casa própria, os Ribeiro dos Santos, decidiram incluir um novo membro na família, esta cachorrinha da foto. A Pacaembu Construtora tem um procedimento que todo animal que aparece no canteiro de obras, em busca de alimento, é adotado pela equipe de engenharia, passando a viver em um canil, com avaliação veterinária, banho e alimentação enquanto durarem as obras. Ao término das obras, os animais são colocados para a adoção, tanto para os novos moradores, quanto para prestadores de serviços do local. O garoto Adrian Rafael (foto) se apaixonou por um dos animais e pediu aos pais, Janete e Paulo Sérgio que o adotassem, e assim fizeram.

Quatro pilares: construtora, famílias, poder público e financiadores

Weverson Nascimento

Da direita para a esquerda: A gerente de Repasses da Pacaembu Siene Santos; gerente de Negócios Marcelo Machado; José Stucki Jr; Devair e Márcia; prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho; superintendente executivo de Varejo da Caixa Econômica Federal Silvia Carolina Almeida Dobrochinski Rizos; superintendente executivo de Governos da Caixa José Alexandre do Rego; gerente geral da Agência da Caixa de Presidente Prudente Tiago Tadeu Delfino e gerente de carteira Reginaldo Murilo Camargo.

 

 

 

Fotos – Weverson Nascimento

 


Stucki afirma que o projeto sempre priorizou uma moradia digna para as famílias


Pedro e Lucilene foram os primeiros a visitar a casa na manhã do dia 13


Márcia e Devair se emocionaram ao receber a chave da casa que tanto sonharam


No tapete vermelho, casal leva as chaves para abrir e conhecer a casa nova

Publicidade

Veja também