Ao meio-dia desta segunda-feira, o 14º GB (Grupamento de Bombeiros) contabilizava 52 ocorrências decorrentes das rajadas de vento, acompanhadas de chuvas, em pelo menos 11 municípios do oeste paulista. Um balanço divulgado pelo órgão às 12h revelava 39 quedas de árvores, além de 13 casos envolvendo fios energizados (veja box).
Somente em Presidente Prudente, onde a poeira encobriu o céu, que ficou em tons avermelhados, por volta das 10h, antes da chegada da precipitação, foram 13 quedas de árvores e quatro ocorrências com fio energizado, entre as 8h e 11h, número que subiu para 23 casos envolvendo exemplares arbóreos ao meio-dia. Diversos bairros também registraram interrupção no fornecimento energia.
Inúmeras equipes do Corpo de Bombeiros, concessionárias de energia, Defesa Civil e Prefeituras seguem nas ruas para atendimento dos casos. Ainda no fim da manhã, uma ocorrência de queda de uma estrutura metálica sobre uma residência foi registrada em Prudente.
Foto: Defesa Civil
Ocorrência de queda de uma estrutura metálica sobre uma residência foi registrada em Prudente
Ocorrências no sistema elétrico
A Energisa Sul-Sudeste detalha que os fortes ventos que atingiram várias cidades da região na manhã desta segunda-feira causaram ocorrências no sistema elétrico, como queda de árvores e lançamento de galhos e outros objetos sobre a fiação, causando a interrupção no fornecimento da energia em alguns pontos da região.
A distribuidora pontua que estava acompanhando as previsões climáticas e a chegada desta frente fria, inclusive com o envio de alertas. “Dessa forma, a Energisa já havia mobilizado o seu plano de contingência, reforçado as equipes em campo, bem como o time dos canais de atendimento, para atuar de maneira imediata na solução dos problemas causados pelo temporal”, frisa a empresa.
“Seguindo os protocolos técnicos e de segurança, neste momento as equipes da concessionária estão trabalhando simultaneamente em ocorrências em diferentes pontos da região, com o compromisso de normalizar o fornecimento de energia o mais rápido possível”, comunicou a concessionária por volta das 11h30.
A Energisa reforça as orientações à população para que, caso encontre um cabo partido, mantenha a distância e não se aproxime em hipótese alguma. Entre em contato pelos canais de atendimento: App Energisa ON, WhatsApp Gisa 18 99120-3365 ou Call Center 0800 70 10 326.
Foto: Vanessa Seabra
Em PP, poeira encobriu o céu, que ficou em tons avermelhados, antes da chegada da precipitação