A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) está disponibilizando tratamentos inovadores e gratuitos para cães com úlcera de córnea em Presidente Prudente. São dois tipos: o de colocação de membrana de colágeno 3D, com ou sem célula-tronco, e o de colocação de lente de contato, com ou sem célula-tronco. São procedimentos conduzidos pela professora pesquisadora Silvia Maria Caldeira Franco de Andrade, profissional referência em oftalmologia veterinária com atuação clínica há mais de 30 anos.
Os tutores podem levar os animais para avaliação no Hospital Veterinário, localizado no campus 2 da Unoeste, às segundas-feiras e quintas-feiras à tarde, das 13h30 às 16h30. Também podem agendar atendimento pelo telefone (18) 3229-2035. Os sintomas de úlcera de córnea podem ser olhos com aparência de manchado ou com muita secreção, bem como o fato do cachorro ficar muito tempo com os olhos fechados.
Os tratamentos são vinculados a dois projetos: o de colocação de membrana, no doutorado em Ciência Animal, com o médico veterinário Denis Robison Gomes, e o de lente de contato no mestrado, com a médica veterinária Débora da Silva Alves. Os dois projetos contam com a atuação do médico veterinário anestesista Matheus Rocha Ribeiro, doutorando. Os procedimentos têm o envolvimento direto de Silvia, que conta que estão muito bem os cães que receberam a membrana produzida no Rio Grande do Sul.