Universidade realiza ações dedicadas à prevenção

Em alusão ao Setembro Amarelo, participantes poderão acompanhar eventos gratuitos pela internet

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 08/09/2020
Horário 04:30
Arquivo/Unoeste - Universidade realiza campanha pelo terceiro ano consecutivo
Arquivo/Unoeste - Universidade realiza campanha pelo terceiro ano consecutivo

“Calma, respira, não pira”. Essa expressão já é conhecida por muitos estudantes, professores, funcionários da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e até mesmo pelo público externo, por associá-la ao mês de setembro como o período de alertar a população sobre a prevenção ao suicídio. E a universidade, pelo terceiro ano consecutivo, realiza uma campanha institucional do Setembro Amarelo com várias ações e atividades, com o objetivo de levar conhecimento e conscientização sobre a valorização à vida.
Como abertura das ações, o major Diógenes Martins Munhoz, bombeiro formado pela Academia da Polícia Militar de Barro Branco, idealizador e coordenador do curso de Abordagem Técnica à Tentativa de Suicídio da ESB (Escola Superior de Bombeiros), ministrará a palestra “Prevenção do suicídio em tempos de pandemia e isolamento social”, através do canal da Unoeste no Youtube no dia 10 de setembro, a partir das 18h.
De acordo com ele, é justamente neste período de pandemia e isolamento social que se faz necessário entender se a taxa de suicídio é também uma consequência da falta de contato com outras pessoas, se isso é mito ou verdade. Já no dia 24, a professora e psicóloga do SUAPp (Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico) da Unoeste, Ana Paula Fabrin, também ministrará uma live sobre “Prevenção do suicídio: Assunto só para setembro?”. A palestra também terá início às 18h.
A professora argumenta que este é um assunto para nos preocuparmos o ano inteiro, porém, em setembro lembramos da campanha mais com o objetivo de prevenção e conscientização. “A campanha dura este mês, mas as ações duram o ano todo, já que a Unoeste está preparada e amparada para lidar com este assunto, seja com a nossa equipe de prevenção e contenção de crise, através do nosso ambulatório e setores de atendimento emergencial, ou pelo SUAPp”. 

Outras ações da semana

Na última sexta-feira, a enfermeira e professora do curso de Enfermagem, Mariana Vatag, ministrou a palestra “Cuidando de quem cuida”, em parceria com o Coren (Conselho Regional de Enfermagem), no canal do Youtube da instituição. A docente falou em primeira mão os resultados da pesquisa “O impacto da pandemia Covid-19 na saúde mental dos profissionais de enfermagem do Estado de São Paulo”.
Na Unoeste Jaú, os alunos de Medicina, por meio da Proext (Extensão e Ação Comunitária), promoverão entre 8 e 11 de setembro o Simpósio de Prevenção ao Suicídio com quatro palestras com temas que debaterão as diversas situações de vulnerabilidades relacionadas ao suicídio. 
Além disso, todos os dias de setembro, no Instagram da Unoeste, são postadas pílulas diárias nos stories, com o intuito de levar esperança e conforto aos seguidores que estejam passando por dificuldades.

SERVIÇO
Mais informações sobre a campanha, materiais para downloads e canais de ajuda, através da página Suicídio Não, no site da Unoeste.

setembro amarelo presidente prudente

setembro amarelo presidente prudente

SAIBA MAIS

Setembro é o mês de prevenção ao suicídio

Médico alerta para o "Setembro Amarelo"

Setembro amarelo, o mês da visibilidade da vida!

Publicidade

Veja também