Urnas eletrônicas passam por auditoria em Prudente

Cartório Eleitoral da 402ª ZE de Prudente demonstrou o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso

Eleições - WEVERSON NASCIMENTO

Data 09/11/2020
Horário 21:11
Weverson Nascimento - Processo demonstrou a captação dos votos nas urnas sob condições normais de uso
Weverson Nascimento - Processo demonstrou a captação dos votos nas urnas sob condições normais de uso

A menos de uma semana do pleito municipal, as urnas eletrônicas que serão usadas neste domingo em Presidente Prudente já seguem prontas para o livre exercício da democracia – o direito ao voto. Na tarde de hoje, no Cartório Eleitoral da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente, ocorreu a auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas que é realizada por todos os tribunais regionais eleitorais por meio de amostragem e serve para demonstrar o correto funcionamento da captação e da apuração dos votos nas urnas sob condições normais de uso. 
O objetivo da ação, que reuniu a imprensa e convidados, foi constatar a segurança do processo eleitoral eletrônico. De acordo com o juiz eleitoral da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente, Michel Feres, o processo demonstrado simulou votações reais nas urnas. “Foram realizados votos reais, uma vez que os nomes dos candidatos já estão inseridos nas urnas. A auditoria de hoje visa mostrar a transparência, legitimidade e segurança da utilização do equipamento eletrônico”, descreve o magistrado. “Hoje, nós inicializamos o programa, emitimos as zerésimas, realizamos o voto e depois encerramos as urnas que serão novamente preparadas para o dia das eleições, ou seja, ela será formatada para que no dia [15 e 29 de novembro] seja emitida uma nova zerésima a qual recolherá os votos”, complementa. 
Para a realização da auditoria, os convidados puderam escolher uma das urnas já preparadas para o pleito municipal 2020. Cabe destacar, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que a grande vantagem dessa auditoria é que se consegue demonstrar para eleitores sem conhecimentos específicos em tecnologia, a fidedignidade da votação na urna eletrônica de forma clara e transparente, evidenciando o funcionamento e a segurança dessas máquinas. 
A chefe de Cartório Eleitoral da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente, Letícia Macoratti de Castilho, descreve que foram preparadas 271 urnas para um total de 233 seções eleitorais. A diferença (38 urnas), portanto, fica em contingência caso ocorra algum problema. 
Após o processo de auditoria, todos os equipamentos eletrônicos permanecem em segurança até a distribuição, que será acompanhada pela Polícia Militar. 
O encontro contou com a participação de representantes de partidos políticos, do promotor de Justiça Eleitoral de Prudente, Gilson Amâncio de Souza, e do presidente da 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente, Wesley Cotini.

FORAM PREPARADAS 271 URNAS PARA UM TOTAL DE 233 SEÇÕES ELEITORAIS
Letícia Macoratti de Castilho

Medidas preventivas

A pandemia da Covid-19 fez com que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) adotasse uma série de medidas para preservar a saúde dos eleitores, mesários e candidatos das eleições 2020. “A eleição começará mais cedo para garantir que idosos tenham preferência das 7h às 10h, embora outras pessoas possam comparecer neste horário. Então, tivemos a extensão de uma hora para que tudo ocorra com bastante calma e tranquilidade”, expõe a chefe de Cartório Eleitoral da 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Presidente Prudente, Letícia Macoratti de Castilho.  
No dia da eleição haverá álcool em gel nas seções eleitorais para a higienização das mãos dos eleitores antes e depois da votação. Os mesários também terão o produto para uso individual. Além disso, será recomendado que os eleitores mantenham a distância mínima de um metro dos demais e dos mesários.
Além da máscara, é recomendado ao eleitor levar sua própria caneta para assinar o caderno de votação. A Justiça Eleitoral sugere ainda que o eleitor não esteja com crianças ou outros acompanhantes no local de votação. 

Fotos: Weverson Nascimento 

auditoria urnas eletrônicas presidente prudente
Auditoria das urnas eletrônicas foi realizada na 402ª ZE (Zona Eleitoral) de Prudente

auditoria urnas eletrônicas presidente prudente
Michel: “Auditoria visa mostrar a transparência e segurança da urna eletrônica”

SAIBA MAIS

Polícia Federal utilizará drones nas eleições 2020 

MPT e MPE notificam partidos de Prudente sobre proibição do trabalho infantil nas eleições

Eleições se aproximam...

Publicidade

Veja também